domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Jailson Lembeck Schulz

Entende-se como Cultura Digital a habilidade para se comunicar em uma linguagem comum digital, comunicação em tempo real em várias áreas e partes do mundo. É uma mudança que vem ao longo do tempo (mudança de cultura e globalização). Hoje a comunicação é mais rápida, antigamente a comunicação era mais centralizada, hoje com um aparelho telefônico com internet, pode-se trazer e distribuir essas informações de maneira mais instantânea. Com essa velocidade, as pessoas e profissionais também devem aderir a essa velocidade para maior benefício.
Para informação sobre conceitos de Inteligência coletiva, podemos dizer que são as informações em tempo real, e com formação de opiniões em tempo real, permitindo com que as pessoas como um todo hajam de forma complexa, não formando uma única opinião a respeito do assunto ou tema.
Para informação sobre Cultura participativa, pode-se dizer que é a participação, opinião ou sugestão que cada pessoa acrescenta ao site, rede social, trocando informações e saberes de experiências sobre determinado assunto ou tema abordado.
Para informações sobre Convergência de Meios, pode-se dizer que são acontecimentos pessoais diários de cada pessoa, que são postados nas mídias ou redes sociais, para que todos tenham  conhecimentos e visualização de tudo.
Tratando – se das letras da música apresentada pelo Cantor Gilberto Gil, podemos perceber que a mudança vem ocorrendo cada dia mais rápido, trazendo maiores benefícios sabendo a maneira correta de se usar as informações e os meios digitais. Nas letras podemos comparar um exemplo como na demora das informações e localizações. O cantor e autor tinha na primeira versão uma visão futurista, pensando em como poderia ser algum lugar, em construir jangadas para poder viajar, e na versão atual, ele comenta em pesquisar em sites restaurantes e lugares para se visitar, com diversas maneiras de se locomover. Outra coisa que pode-se comparar são as informações que na primeira versão eram guardadas ainda em papéis e hoje estão nas nuvens.
De acordo com Pierre Lévy, a Cibercultura e Inteligência Coletiva são modos de pensamentos, atitudes, técnicas, práticas que desenvolvem a tecnologia, onde as informações podem e devem ser levadas de forma coerente e eficiente aos usuários.

Jailson Lembeck Schulz

Nenhum comentário:

Postar um comentário