domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Alécio Comelli




Cultura Digital
 

A cultura digital tem revolucionado os aspectos da convivência em sociedade. O uso constante dos recursos digitais, das mídias sociais, das plataformas colaborativas tem mudado o modo como vivemos e nos desenvolvemos. Muitos desafios já foram enfrentados mas existe um caminho a ser seguido e este caminho permite inúmeras possibilidades. No contexto da educação, o professor mais do que nunca precisa , junto com o aluno, desenvolver os conteúdos nas muitas dimensões que a tecnologia permite. Muito diferente de fornecer apenas equipamentos deve-se pensar em fornecer oportunidade do uso interativo e efetivo dos recursos tecnológicos com os propósitos da educação e da formação cidadã. Os equipamentos não podem ser usados para a simples apresentação de definições, mas para a construção e o compartilhamento de conceitos, nesta realidade virtual que consome e produz diariamente conteúdos que movem a sociedade.

Inteligência coletiva, Cultura participativa, e Convergência de meios.

A rede está disponível em todo lugar e um exemplo disso é a iniciativa “ponto da cultura”. A iniciativa em questão, disponibiliza os equipamentos para acesso a Internet, computadores e programas para edição de vídeo às comunidades mais deslocadas e que não podiam acessar e nem contribuir com os conteúdos digitais.
A Inteligência Coletiva tem demonstrado que todos podem contribuir na construção do conhecimento. Muitas são as opções (plataformas) atualmente que permitem as pessoas se engajarem no desenvolvimento de um produto ou para a construção de um conceito, como por exemplo na Wikipédia.
A cultura participativa levam as pessoas a terem iniciativa frente a infira-estrutura disponível e assim proceder na criação de tópicos, páginas da web entre outros
A convergência de meios ocorre nos cérebros e nas interações sociais. Consiste na dinâmica iniciada pelo consumos das mídias que possibilitam novas de participação e criação, levando ao surgimento de produtos.

Relação entre as letras das músicas de Gilberto Gil

O cantor Gilberto Gil, lançou em 1996 a música “Pela Internet” mostrando como seria a o mundo se envolvendo na Cultura Digital. Vinte anos depois o cantor lançou novamente a música chamada “Pela Internet 2” mostrando a evolução da cultura como sequência da primeira música.
Na letra da primeira música o artista demonstra a vontade de ingressar e participar no mundo novo proporcionado pela Internet. Um mundo cheio de possibilidades por ele inexploradas e também um mundo com alguns riscos.
Na letra da segunda música tudo o que o artista esperava se concretizou e constata-se que é possível fazer praticamente tudo nos atuais dias pela Internet. Além disso é importante ressaltar que o artista se considera parte desta nova sociedade, preso a ela sem condições de voltar atrás “peixe fisgado.

Pierre Levy

O Filósofo Pierre Levy Estabeleceu os conceitos relacionados a função dos computadores no processo de comunicação. Nos seus estudos Levy explorou o uso das tecnologias na comunicação e como elas influenciaram na evolução da cultura.
Um dos pontos muito importantes defendidos é a capacidade de todas as pessoas de participar e desenvolver de forma colaborativa os diversos assuntos relacionados ao saber. O filósofo estabelece o conceito de inteligência coletiva, onde todos são dotados de inteligência podendo contribuir dês-de que sejam criados ambientes livres de preconceito e abertos a comunicação. Levy antecipou a nossa realidade demonstrando que o ser humano pode compartilhar seus conhecimentos através da interação com os demais. Apresenta a necessidade de se utilizar os meios de forma mais efetiva para o ensino e com isso promover as mudanças necessárias ao desenvolvimento da sociedade.



Alécio Comelli
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário