Cultura Digital o conceito se trata da cultura formada pela era digital, oriunda do ciberespaço e da linguagem da internet que busca a integração da realidade com o mundo virtual. Neste meio colaborativo que o ciberespaço proporciona, podemos pensar e fazer o compartilhamento de informações a respeito de um certo tema, de forma que temos a inteligência coletiva.
Para que possamos ter "coletivos" colaborando e compartilhando para esta inteligência, entra em cena a cultura participativa, onde o indivíduo é estimulado a participar, compartilhando o seu conhecimento e conhecendo como os demais pensam e agem sobre o mesmo tema. É uma relação "ganha-ganha" você compartilha o que sabe e obtém mais sobre o tema, não há possibilidade do indivíduo "perder" pois sempre haverá o tratamento do tema sob uma nova perspectiva.
Trata-se da convergência de meios, de forma a orientar onde e por meio de quê as informações e saberes serão trabalhados, se em conjunto ou separadamente, se offline (praticamente impossível nos dias atuais) ou online, como a sociedade já vem atuando. O maior desafio e desapegar-se do "papel", e tentar organizar tudo nos meios digitais, de forma compreensível e fidedigna.
Ao realizar a análise temporal da canção "Pela internet" notamos que o que antes era um anseio do artista, em criar formas de estar na rede, conhecê-la, utilizá-la da melhor forma possível. 20 anos depois o mesmo artista já dentro na rede, preso sem ver uma forma de se despender dela, ainda anseia pela melhor forma de utilizá-la em meio a tantas ferramentas e possibilidades disponíveis.
Este espaço disponibilizado pelo professor da disciplina para a realização da atividade, por si só, já é um ambiente de inteligência coletiva sobre a própria inteligência coletiva. Para Levy, a inteligência coletiva é a partilha das funções cognitivas, como memória, percepção e aprendizado. Partilha esta realizada com sucesso por todos os alunos desta turma de Licenciatura.
Flávia Regina Back
Nenhum comentário:
Postar um comentário