quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Fernanda A. C. Von Dentz


Para mim, o conceito de cultura digital é a educação e a produção baseadas em mídias e tecnologias, proporcionando o desenvolvimento da inteligência e da aprendizagem tornando algo, fácil e prático.
Inteligência coletiva é o conhecimento contribuído por todos, formando uma ideia sobre determinado assunto, fazendo assim uma troca de conhecimentos.
A interação com os meios digitais, onde hoje em dia praticamente tudo pode ser realizado através de meios digitais corresponde a cultura participativa.
Convergência de meios é a fusão de várias tecnologias, sendo a capacidade de as plataformas de informação terem disponíveis todos os serviços necessários em um único instrumento, como serviços de voz, internet, imagem, etc.
Sobre a relação entre as músicas Pela Internet de Gilberto Gil, primeiro podemos observar a evolução dos aparelhos e sistemas nessas duas décadas, ele fala na primeira música em disquete, o que hoje, não existe mais.
Também, na primeira música relata a vontade de se integrar na internet e acessar, fazer tudo o que ela disponibiliza. Já na segunda, podemos observar que o mesmo está viciado na tecnologia e para tudo utiliza da mesma, conforme o trecho recortado da música abaixo:
Pela Internet (1996)                                      Pela Internet 2 (2018)
Criar meu website                                        Criei meu website
Fazer minha homepage                               Lancei minha homepage

Com quantos gigabytes                                Com 5 gigabytes

Se faz uma jangada                                     Já dava pra fazer um
Um barco que veleje.                                    um barco que veleje [...]
     [...] Estou preso na rede
     Que nem peixe pescado.

Na perspectiva de Pierre Lévy a cibercultura é um movimento social e cultural que possui uma relação em adquirir o conhecimento e com o saber, fazendo ser possível a possibilidade de troca de conhecimentos, ensinando e aprendendo. Como resultado disso, temos questionamentos no mundo real no que tange à formação e à educação do indivíduo.
Já a inteligência coletiva, tem como princípio a defensoria dos indivíduos, de que todos tem sua própria inteligência acumulada baseada em suas vivências pessoais cotidianas. Reitera que a inteligência coletiva serve como um modo de interação social, dadas as suas constantes possibilidades de interação entre os pares.
Somados, eles tornam o mundo acessível e compreensível fazendo trocas de conhecimentos, seja através de meios digitais ou pessoalmente.

Fernanda Aline Cenatti Von Dentz


Nenhum comentário:

Postar um comentário