quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por André Fachini

A intensa transformação do mundo no sentido da integração econômica e cultural entre países, observada nos últimos anos, só foi possível devido ao desenvolvimento e popularização de ferramentas tecnológicas de comunicação. Essa transformação no padrão de comunicação, além de ser um caminho irreversível, está em constante modificação e faz com que a sociedade se torne cada vez mais dependente dessas tecnologias. Nesse sentido, o cidadão comum passa assumir um papel de protagonismo, deixando de receber passivamente a informação e passando a gerar conteúdo, baseado no acesso rápido a qualquer parte do mundo por meio das redes de comunicação. O fluxo de conteúdos se dá por múltiplas plataformas de comunicação que estão em constante transformação. Essa cultura participativa potencializa o compartilhamento e disseminação do conhecimento, o que Nonaka e Takeuchi (1997) trazem do ambiente corporativo como a espiral do conhecimento, onde por meio da socialização o conhecimento tácito, individual e particular, é transformado em conhecimento explícito, capaz de gerar novos conhecimentos. Isso é a base da inteligência coletiva, onde as inteligências individuais se somam e se potencializam na sociedade contemporânea, fomentada pelas tecnologias de comunicação, como proposto por Pierre Lévy. Essa base tecnológica, originou espaços virtuais que possibilitaram a integração da realidade com o mundo virtual, transpondo as barreiras físicas do mundo real e acelerando de sobremaneira a disseminação da comunicação. Toda tecnologia, além de trazer vantagens e benefícios, ocasiona novos padrões de comportamento, porém, também pode causar alguns efeitos colaterais quando não utilizada de forma positiva. O mundo tem observado a utilização das mais diversas plataformas de comunicação para a disseminação de fake news, interferência em mercados, governos e eleições, bem como para crimes de pirataria e pornografia. Porém, os benefícios e o potencial associado são tão grandes que as possíveis transformações que ainda nem imaginamos que vão acontecer nos faz apostar nesse caminho, como a música Pela Internet de Gilberto Gil ousou prever em 1996.


NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 19. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.    

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