Cultura Digital por Fabiane Masselai de Souza
A cultura digital ou cibercultura é cultura que está surgindo a partir dos suportes tecnológicos, ou seja vem dos dígitos onde muda-se idéias e pensamentos através de interfaces que permitem comunicação digital (binárias de 0 e 1). Interfaces estas como o computador, o smartphone... A ERA da Intenet.
Na cultura digital, as mídias e linguagens se entrelaçam cada vez mais, formando redes tão conectadas, pessoas conectadas através de meios digitais.
A cultura participativa contrasta com a passividade. Produzir conhecimento e disseminar informações criada pelo EU.
A convergência de meios além da junção de tecnologias ou artefatos, mais principalmente as interações sociais. A digitalização é o processo que criou condições para que fosse possível a convergência de meios, novas formas de participação e elaboração. A convergência de meios permite que o consumo das mídias seja transformado em produção e, por isso, incentiva a participação. Quando utilizada de forma errada gera um povo que critica muito e trabalha pouco,um povo que acredita em tudo e desconfia de nada. Que para de pensar e torna uma fonte de manipulação de pessoas dissimuladas com interesses particulares. Um povo que possui toda a fonte da verdadeira informação na ponta dos dedos mas prefere seguir as mentiras gerada nos aplicativos de "fofocas".
Nós professores iremos viver nosso maior desafio dos tempos, fazer com que a internet torne fonte de conhecimento e não de fofoca e manipulação de massa, a internet da cibercultura (com valores morais e verdadeiros na esfera planetária).
Conforme o Gilberto Gil - até a qualidade do áudio melhorou
Em 1996 ele desejava apenas navegar e criar o essencial e em 2018 ele contempla uma novo mundo da Internet com "tantos terabytes que não acaba mais" e a quantidade de software e aplicativos que não dá nem para contar, a quantidade de informações.
Pierre Lévy define Inteligência Coletiva por: “uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”
O Pierre Lévy traz a cibercultura (comunicação, informação e diálogo) como toda a sociedade conectada. Uma nova forma de informação.
Eu e Lévy sabemos que o mundo nunca será o mesmo depois deste "bum" da informação e que devemos aproveitar de forma positiva esta tecnologia.
Interessante:
https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/pierre-levy-o-filosofo-da-cibercultura/
Evolução matemática através da tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário