quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Clenilso Sehnen Mota


A cultura digital esta a um toque, basta o contatos dos dedos para o acesso a a uma infinidade de informações. E ainda esta evoluindo, para a um curto espaço de tempo nem mais o contado dos dedos serão necessários. Com esses toque se tem acesso a inúmeras informações disponibilizadas por diversas pessoas. Por exemplo, os benéficos para a saúde, com o consumo de vinhos tintos. Um frances pode publicar um texto exaltando os benéficos dos consumo de uma taça de vinho diariamente. Já um californiano, publicara um um vídeos, apresentando uma técnica de produção de um ótimo vinho, a um baixo custo. Um Sul-africano, faz upload de um documentário mostrando uva de excepcional qualidade para a vivificação. E um somelier argentino apresenta em seu blog, uma parrilha acompanhar com um vinho Merlot de Mendoza, e outro somelier gaúcho demonstra o sabor de uma macarronada acompanhada de uma taça de vinho. Assim pessoas de diversas partes do mundo contribuem para o tema sobre vinho, sem qualquer uma ter ligação ou saber da existência da outra. E eu aqui no Vale do Itajaí posso ter acesso a todas esse conhecimento. Há alguns anos atrás os internautas tinha mais essa visão de produzir e publicar, sem muito observar o que já estava disponível. Hoje, porem essa situação esta um pouco diferente, os usuários da redes digitais produzem para suas contribuições (publicações), mas estão extremamente preocupadas em conectar essas contribuições com outras já existentes, ou provocando outras pessoas, a complementa-las.  Segundo Lévy, (2003, apud Bembem e Santos, 2013), o exemplo citado acerca das contribuição sobre vinho, é um exemplo claro de inteligência coletiva. Onde não há referencia clara do saber científico, e cada pessoa faz sua contribuição, possui seu valor e outras pessoas do coletivo reconhecem esse saber, há a presença da uma inteligência coletiva.


Bembem, A. H. C.; Santos, P. L. V. A. C.; Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18, n.4, p.139-151, out./dez. 2013.

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