Como fã do Pierre Lévy, autor que, em minha opinião, é um dos filósofos contemporâneos que mais entende dos impactos das tecnologias na Educação, fiz esse trocadilho para mostrar que o papo aqui não é leviano, mas Levyano. Este blog foi criado para uso dos meus alunos da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, turma 2018, do IFSC.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019
Cultura Digital por Adriane Faccioni
Vivemos em uma sociedade totalmente dependente das tecnologias, a comunicação entre as pessoas passou a ser em sua maiorias das vezes digital, no trabalho, com amigos, e principalmente com a família, enfim, estamos vivendo na cultura digital.
Essa cultura digital acabou se tornando uma cultura participativa, onde todos os envolvidos no sistema interagem criando assim uma inteligencia coletiva, essa por sua vez proporciona uma convergência de meios, onde todos estão interligados interagindo e produzindo ao mesmo tempo, causando um maior incentivo na participação de todas para a produção.
A pouco tempo atras, viajar pelo mundo, conhecer lugares, fazer pesquisas e tantas outras coisas através de um computador era apenas um sonho que tínhamos, conforme expressava a musica Pela Internet de Gilberto Gil de 1996, Hoje 20 anos depois, nos vemos presos a esse meio digital de maneira que nada se faz se não através de sistemas.
Essa universalização das tecnologias formou um fenômeno cultural, um ciberespaço, este por si não é visto, mas existe e fizemos parte dele como afirma o filósofo Piere Levy.
Vivemos então em uma cibercultura que cresce a cada dia através da interconexão entre as pessoas por comunidades virtuais e gerando assim uma inteligência coletiva, onde todos de alguma forma compartilham seus conhecimentos dentro das suas diversidades.
Adriane Faccioni
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário