Vivemos compartilhando nossas vidas e momentos no ambiente digital.Interagimos, compartilhamos trabalhos, produzimos e divulgamos conteúdos entre tantas outras coisas todos os dias com nossos amigos, familiares ou pessoas totalmente desconhecidas por meio do digital.Todas essas experiencias fazem parte do que chamamos de Cultura digital.
Se entendermos que cultura é o conhecimento, a arte, as crenças os costumes e hábitos adquiridos pelo ser humano, podemos entender que a cultura digital inclui todas essas questões construídas e experiências compartilhadas no ambiente digital.
O conceito de inteligencia coletiva desenvolvido por Pierre Levy é toda forma de pensar e compartilhar seus conhecimentos por meios de recursos como a internet, portanto a inteligencia coletiva é um principio onde as inteligencias individuais são somadas e compartilhadas por um grupo de pessoas ou pela sociedade como um todo.
A cultura participativa é a interação do consumidor com as formas comunicacionais. Onde o consumidor deixa de assistir apenas como um receptor passivo e passa a participar, criando e compartilhando seu projeto de forma coletiva. Em outras palavras a cultura participativa se baseia na apropriação de elementos que pertencem a certo produto midiático por pessoas que não produziram originalmente, um exemplo são os fãs que a partir de um determinado produto midiático criam seus próprios.
A convergência midiática é a forma que os meios de comunicação aderiram para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição do seu produto.
Gilberto Gil mostra na musica de 1996 uma tecnologia mais tímida onde ainda era apenas um sonho, já na versão produzida 20 anos depois mostra que a internet nos dias de hoje é algo essencial no dia a dia e que com essa evolução tudo ficou mais fácil seja para ouvir musicas mandar emails e mensagens.
Camila Martins Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário