Boa tarde, professor Eli!
Primeiramente, parabéns pela organização do conteúdo da disciplina. Já tive a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente no SENAC em Florianópolis, quando cursei a pós-graduação em Gestão de Pessoas.
Também já fiz uma pós em Design Instrucional o que oportunizou várias descobertas. Inclusive sobre as Tecnologias Educacionais, tema dessa disciplina.
Para essa tarefa, parti do princípio de que só aprendemos se houver significação, portanto, a Educação a Distância está em um contexto digital, nada mais importante do que as tecnologias educacionais para trazer ainda mais significado e enriquecer as oportunidades de metacognição.
Para entender melhor a Metacognição, fiz uma breve pesquisa na internet - nossa Biblioteca a céu aberto - sobre esse conceito:
"A metacognição é um campo de estudos relacionado à consciência e ao automonitoramento do ato cognitivo. Consiste na aprendizagem sobre o processo da aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os objetos externos. A metacognição consiste na capacidade do indivíduo de monitorar e autorregular os próprios processos cognitivos. O termo vem da palavra raiz meta, que significa "além". A metacognição pode assumir muitas formas; inclui conhecimentos sobre quando e como usar estratégias específicas para aprender ou para resolver problemas. Em geral, a metacognição abarca dois elementos. A saber: (1) o conhecimento sobre cognição e (2) a regulação da cognição. A metamemória definida como conhecimento sobre a memória e estratégias mnemônicas, é uma forma especialmente importante de metacognição." (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
Portanto, as Tecnologias Educacionais, seja no campo da educação a distância ou na modalidade presencial, favorecem novas formas de aprendizado e também oportunizam que os discentes descubram, inventem e testem formas, técnicas, jeitos, métodos diferentes de aprender.
Entre essas possibilidades estão, por exemplo as oportunizadas pelas tecnologias: fórum, chats, leituras on line, pesquisas na internet, vídeos, entre outras.
Aproveitei para fazer um breve Mapa Conceitual, utilizando a relação existente entre os seguintes termos:
- Educação a Distância,
- Tecnologias Educacionais,
- Metacognição e
- Conceito de Aprendizagem.
Segue abaixo a imagem do Mapa Conceitual sobre Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.
Abraço!
Ariane Marques Copetti
Polo - Treze Tílias
Abraço!
Ariane Marques Copetti
Polo - Treze Tílias
Olá, Ariane. Parabéns pelo belo texto e obrigado pelas boas lembranças. Mas, não se esqueça, que um dos objetivos desta tarefa um é fazer uma conexão com o Pierre Lévy.
ResponderExcluirMantenha esse post (não exclua), porque está bem interessante, mas faça outro com esse link com o Lévy. Um grande abraço.