segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019


Boa tarde, professor Eli!

Primeiramente, parabéns pela organização do conteúdo da disciplina. Já tive a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente no SENAC em Florianópolis, quando cursei a pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Também já fiz uma pós em Design Instrucional o que oportunizou várias descobertas. Inclusive sobre as Tecnologias Educacionais, tema dessa disciplina. 

Para essa tarefa, parti do princípio de que só aprendemos se houver significação, portanto, a Educação a Distância está em um contexto digital, nada mais importante do que as tecnologias educacionais para trazer ainda mais significado e enriquecer as oportunidades de metacognição.

Para entender melhor a Metacognição, fiz uma breve pesquisa na internet - nossa Biblioteca a céu aberto -  sobre esse conceito:

"A metacognição é um campo de estudos relacionado à consciência e ao automonitoramento do ato cognitivo. Consiste na aprendizagem sobre o processo da aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os objetos externos. A metacognição consiste na capacidade do indivíduo de monitorar e autorregular os próprios processos cognitivos. O termo vem da palavra raiz meta, que significa "além". A metacognição pode assumir muitas formas; inclui conhecimentos sobre quando e como usar estratégias específicas para aprender ou para resolver problemas. Em geral, a metacognição abarca dois elementos. A saber: (1) o conhecimento sobre cognição e (2) a regulação da cognição. A metamemória definida como conhecimento sobre a memória e estratégias mnemônicas, é uma forma especialmente importante de metacognição." (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Portanto, as Tecnologias Educacionais, seja no campo da educação a distância ou na modalidade presencial, favorecem novas formas de aprendizado e também oportunizam que os discentes descubram, inventem e testem formas, técnicas, jeitos, métodos diferentes de aprender.

Entre essas possibilidades estão, por exemplo as oportunizadas pelas tecnologias: fórum, chats, leituras on line, pesquisas na internet, vídeos, entre outras.

Aproveitei para fazer um breve Mapa Conceitual, utilizando a relação existente entre os seguintes termos: 
  • Educação a Distância,
  • Tecnologias Educacionais,
  • Metacognição e 
  • Conceito de Aprendizagem.


Segue abaixo a imagem do Mapa Conceitual sobre Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

Abraço!

Ariane Marques Copetti
Polo - Treze Tílias





Um comentário:

  1. Olá, Ariane. Parabéns pelo belo texto e obrigado pelas boas lembranças. Mas, não se esqueça, que um dos objetivos desta tarefa um é fazer uma conexão com o Pierre Lévy.
    Mantenha esse post (não exclua), porque está bem interessante, mas faça outro com esse link com o Lévy. Um grande abraço.

    ResponderExcluir