Bom dia/tarde/noite a todos. Sou
professor do Instituto Federal de Santa Catarina, possuo Bacharelado em Ciência
da Computação pela UFSM e Mestrado em Computação da UFSM. Atuo na instituição
ministrando aulas para os cursos técnicos e superiores da área de computação,
mecânica e elétrica.
Para a atividade 2 da disciplina
de Tecnologias Educacionais do Licenciatura em Educação Profissional e
Tecnológica (Complementação Pedagógica) escolho o curso técnico em
desenvolvimento de sistemas onde atuo atualmente. Nesse sentido, a disciplina
de Introdução a Programação será foco do trabalho uma vez que essa disciplina
forma a base necessário para o andamento do curso e é essencial para aluno
aprender a programar/desenvolver sistemas computacionais.
Curiosamente, o ensino da
disciplina de Introdução a Programação pode ser realizado de inúmeras maneiras
cabendo o professor responsável escolher à sua maneira. Isto acontece porque
existem diversas linguagens de programação que podem ser adotadas pela
disciplina como a linguagem C, VisualG, Java, Python, Javascript, entre outras
tecnologias.
Dessa forma, para complementar os
conteúdos da disciplina podemos relacionar cursos das diferentes plataformas
MOOC apresentadas pelo professor Eli Lopes com ênfase na programação. Contudo,
serão selecionados apenas os materiais voltados a linguagem Python, tecnologia
que emprego em minhas aulas inclusive, pois essa linguagem é considerada mais
fácil para iniciantes[1].
Podemos citar os seguintes
cursos:
·
Udemy
o
Python para Iniciantes - https://www.udemy.com/python-iniciantes/
§
Ensina os conceitos iniciais de programação com
o Python. Bom para iniciantes no assunto.
o
Aprenda Programação em Python 3 com Facilidade
do Zerof https://www.udemy.com/aprenda-a-programar-em-python-com-facilidade-do-zero/
§
Ensina os conceitos iniciais de programação com
Python mas diferente do curso acima chega no conteúdo de Listas e Tuplas
·
Coursera
o
Introdução à Ciência da Computação com Python
Parte 1 https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos
o
Compreende além dos conceitos iniciais de
programação outras fundamentos essenciais da Ciência da Computação como o
raciocínio lógico
Estão presentes nas plataformas
outros cursos relacionados a área de programação, mas por tratar de uma
disciplina inicial os mesmos não se adequam por mostrarem conteúdos mais
avançados. De fato, Udemy e Coursera são ótimas fontes de conhecimentos para
novos programadores ou até mesmo pessoas que busquem aprofundar seus
conhecimentos. Muitos tutores inclusive, participam de comunidades, dentro do
Facebook ou outros meios, junto a pessoas da área e compartilham seus cursos
oferecendo, muitas vezes, cupons de desconto.
Por fim, saliento a presença dos
Recursos Educacionais Abertos como uma forma de planejamento didático de ações
de maneira aberta e gratuita. Uma das ações de extensão propostas pela minha
instituição é a de ensinar a Introdução a Programação para alunos de escolas
públicas a partir do 9º ano do Ensino Fundamental usando o Scratch. Para esse
fim, usa-se como material de preparação o recurso:
Learning programming from Scratch
– Open Learn - https://www.open.edu/openlearn/science-maths-technology/computing-and-ict/computing/learning-programming-scratch
Com esse material é organizado um
evento de duração de 1-2h junto aos alunos da comunidade externa a instituição.
A finalidade desses eventos é mostrar de maneira clara e objetiva o que
significa programação e assim atrair novos alunos para a curso. Através da
ferramenta Scratch os alunos conseguem criar suas próprias histórias interativas
e aprendem, se divertindo, os conceitos fundamentais de programação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário