sábado, 2 de março de 2019

"Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos" - por Sheila Cristina

Minha paixão é pela construção civil e pelas artes e nada melhor do que a arquitetura para explicar essa junção, envolvendo as duas áreas distintas dentro de uma única atividade. 
No curso de arquitetura e urbanismo podemos direcionar para várias áreas correlatas a construção civil... Podemos falar em crescimento populacional voltado ao crescimento da cidade, como também podemos explanar sobre a construção de uma edificação e ainda, sobre a restauração de um patrimônio histórico.
A arquitetura é extremamente fascinante porque vivemos a evolução urbana cotidianamente, onde todos somos afetados pelas mudanças que impactam na nossa vida nas cidades. Para entender esse movimento de mudança, preciso entender como acontece essa transformação silenciosa que é a ocupação das nossas ruas, bairros e cidades.
E para isso precisamos entender a utilização das normas, leis e regimentos que nos norteiam dentro da construção de uma edificação seja qual for a finalidade: particular ou pública. Cabe-nos explicar e fazer acontecer a aplicação “ao pé da letra” de todas as normativas. 
Quando ouvi falar pela primeira vez em MOOCs (Massive Open Online Courses), estava num curso técnico de informática para internet. Outra paixão! Não entendi nada a princípio. Depois fomos nos familiarizando e entendendo onde tudo isso nos levaria... A arquitetura intrinsicamente ligada a engenharia civil, a diferença é que uma está relacionada a arte, ao belo, a funcionalidade, ao conforto, a estética. Já a engenharia civil, está ligada ao gerenciamento e execução das obras. Tudo depende do foco de cada obra!
O que encontramos quando procuramos por cursos MOOCs é na maioria das vezes, relacionado a engenharia civil, por ser uma área em constante evolução e que necessita de aprimoramento contínuo, porque as técnicas mudam conforme evoluem os materiais de construção envolvidos.
Pesquisando no site Udemy, encontrei como: “Como reduzir os desperdícios no canteiro de obras”; “Orçamento para Estudantes”; “Engenharia Civil e Arquitetura”; “Sistemas de construção arquitetural”; “Entenda os tipos de construção no código de construção” e “Como um edifício é projetado e construído”. Já no site Coursera encontrei cursos mais voltados as artes e com pouco conteúdo para a engenharia civil. Os focos são os estilos arquitetônicos e do design gráfico. No site Miríadix, achei um curso bem interessante sobre “Aprender a desenhar à mão livre”, mas não tem muitas opções. No EDX, tem vários cursos voltados a área da construção civil: “Desenho técnico industrial”, “Sistemas de construção”, “Introdução a Energia Solar” e dentre outros.  Não me familiarizei com o site VEDUCA. Não sei se não soube procurar ou se são poucos os cursos disponibilizados.
Confesso que já vi muitos cursos do tipo MOOCs, mas não tive interesse em fazer, não por serem pagos, gratuitos ou mesmo por estarem disponíveis on-line, mas por não ter confiança nas informações disponibilizadas. Não sei se os cursos são de profissionais para profissionais, ou se são de pessoas que gostam de pesquisar e resolvem compartilhar... Enfim, o que eu sinto falta é de saber o quão reconhecido é o curso.
Não optei por uma disciplina específica porque não encontrei muitos tópicos nos sites pesquisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário