Olá
leitores do blog “Conversas Levyanas”, eu sou a Suelen do polo de
Jaraguá do Sul, sou formada em Comunicação Social com Habilitação
em Relações Públicas, pela Universidade Sagrado Coração, que
fica em Bauru (a terra do sanduíche), interior de São Paulo.
Eu
escolhi falar neste post sobre a profissão de Relações Públicas.
Quero apresentar para vocês um pouco do que esse profissional
multifacetado faz. Inicio descrevendo brevemente o que faz um
Relações Públicas e sua área de atuação, para depois demonstrar
o que encontrei de cursos voltados para esse tema.
Como falei acima, sou formada em Comunicação Social, com Habilitação em Relações Públicas, mas o que isso quer dizer?
Como falei acima, sou formada em Comunicação Social, com Habilitação em Relações Públicas, mas o que isso quer dizer?
Os
estudos em Comunicação Social são divididos em três principais
áreas, sendo elas: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações
Públicas. As duas primeiras áreas são mais conhecidas e não
exigem de seus profissionais longas explicações, o que não ocorre
quando eu me apresento como Relações Públicas, quase sempre tenho
que explicar ao meu interlocutor o que faço.
Mas
afinal, o que faz um Relações Públicas, ou RP, como os mais
familiarizados com a profissão chamam?
Em
linhas gerais, segundo a
PRSA (Sociedade Americana de Relações Públicas)
Relações Públicas é
um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos. Acho que isso está muito técnico, vamos tentar assim:Relações Públicas é a atividade que planeja e executa estratégias de relacionamento para atingir os objetivos de negócio.
Aqui
é importante ressaltar que quando falamos em “públicos”, assim
mesmo, no plural, estamos nos referindo aos colaboradores,
fornecedores, clientes, enfim, todos aqueles que se relacionam com a
empresa em algum grau. Outro
ponto importante a se destacar é que o nome da profissão e do
profissional é o mesmo, profissional de Relações Públicas
trabalha com Relações Públicas, diferente de um médico que
pratica medicina, um engenheiro que pratica engenharia. Isso
também costuma gerar estranhamento.
O
profissional de Relações Públicas é o responsável por
estabelecer e manter uma boa imagem das organizações, sejam elas do
primeiro, segundo ou terceiro setor. Um
trabalho de Relações
Públicas
bem
feito é aquele que ajuda o público a entender uma empresa, seus
valores, seus objetivos e o que ela tem a oferecer.
Mas
o que o RP faz na prática?
As
atividades que esse profissional desenvolve basicamente, são:
-
Assessoria de imprensa;
-
Eventos;
-
Planejamento
e execução
de ações de
comunicação interna;
-
Gestão de crises;
-
Pesquisa de opinião;
-
Social
media (gestão
das redes sociais);
-
Entre
muitas outras tanto no nível estratégico quanto operacional.
Dá
play no vídeo abaixo pra entender um pouco mais sobre a profissão e
eu continuo logo abaixo com os cursos que encontrei que estão
ligados a área das Relações Públicas. O vídeo abaixo é do Blog "Todo mundo precisa de um RP", que você pode visitar clicando aqui.
Deu
pra perceber que é uma área extensa e que conversa com muitas
outras, não é?! Uma dessas áreas é a que citei
acima:
o papel de “social media”. Tem
uma galera do marketing, jornalismo,
publicidade, design,
informática, que também
atua fortemente nessa área e quando todos
esses
se
juntam,
as empresas saem ganhando em qualidade e resultados.
Mas,
mesmo sendo essa uma área em que o profissional de Relações
Públicas pode e deve atuar, sobretudo nos dias atuais, como esta é
uma área que profissionais também atuam, com outros olhares e
objetivos, preferi buscar outros assuntos que envolvam basicamente a
área de RP para apresentar a vocês. Em meio a tantos cursos de
marketing digital, comunicação integrada de marketing, entre
outros,
consegui encontrar dois cursos voltados a comunicação
empresarial/relações públicas,
são eles:
“Gestão de Crise” e “Comunicação Empresarial Eficaz”.
Através
desses dois cursos será possível conhecer
um
pouco mais na prática a atuação do profissional de Relações
Públicas.
Vem
comigo!
NOME
DO CURSO
|
OBJETIVO
|
CONTEÚDO
|
ONDE
ENCONTRAR
|
Comunicação estratégica: gestão de crises e imagem pública |
Neste
curso on-line, você aprenderá a identificá-lo, preveni-lo ou
gerenciá-lo, através de estratégias de comunicação focadas na
imagem pública, com base no estudo de casos práticos.
|
-
A importância da imagem e os princípios que se aplicam a pessoas
e instituições
-
Identifique alguns fenômenos que levam a situações de crise
-
O que é uma crise, como identificá-la ou gerenciá-la
-
Prepare um manual básico de gerenciamento de crises
-
Aprenda as chaves para uma comunicação verbal e não verbal
eficiente
-
Conhecer os princípios básicos do treinamento de mídia por
meio de diferentes tipos de perguntas
|
|
NOME
DO CURSO
|
OBJETIVO
|
CONTEÚDO
|
ONDE
ENCONTRAR
|
Comunicação Empresarial Eficaz |
Este
curso ajudará você a melhorar essas habilidades de comunicação,
explorando os desafios inerentes e fornecendo técnicas para
ajudar a superar obstáculos.
|
-
Como funciona a comunicação e porque é importante
-
As barreiras, desafios e estruturas da comunicação empresarial
-
Métodos para falar e apresentar com confiança
-
Como compartilhar vistas em um ambiente profissional
-
Técnicas para escrever documentos profissionais nítidos e
profissionais
-
Como interagir em reuniões one-on-one ou em grupo
|
Obrigada
por ler e acompanhar essa publicação. Espero ter conseguido
transmitir um pouco da minha paixão pela minha profissão e também
desmitificar um pouco nossa atuação.
Até
breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário