domingo, 3 de março de 2019

Minha Profissão e os Recursos Educacionais Abertos – Por Raquel Cunha Duwe


Sou graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela UNIASSELVI desde 2005 e pós-graduada em Administração com ênfase em Marketing pela UniFAE Business School desde 2007. Tenho vivência na docência desde 2003, pois mesmo antes da graduação já trabalhava como multiplicadora interna dos treinamentos de Gestão da Qualidade ISO9001 na empresa do ramo industrial a qual trabalhava na época. Após adquirir essa experiência interna, também comecei a realizar treinamentos externos na mesma área e com os anos de experiência passei a realizar outros cursos livres, sempre nas minhas áreas de conhecimento, pois adquiri vasta experiência em diferentes setores administrativos de indústrias que trabalhei. Há três anos leciono no Curso Técnico de Administração no CEDUP Timbó.
A Administração é uma área abrangente, que permite ao profissional atuar em diversos ramos, mas minha experiência é predominantemente industrial e comercial, pois desde 2007 foquei minha carreira na área comercial. Na área Comercial, o Administrador aplica diariamente os conceitos de Marketing, como esses exemplos:
·        Durante o desenvolvimento de produtos, a visão deve ser ampliada para fora da capacidade industrial e considerar as necessidades, requisitos e desejos do cliente.
·        Durante um atendimento telefônico, o atendente precisa ter conhecimento dos valores que o produto representa ao cliente, para obter sua atenção e intenção de compra, além de saber a tabela de preços.
·        O desenvolvimento da sua marca é essencial à aceitação pelo público alvo.
·        O foco no cliente deve ocorrer em todas as etapas do atendimento, isso será crucial para manter sua empresa no mercado.
·        Alguns produtos atendem diferentes tipos de clientes, isso é segmentação de mercado. Ao descobrir isso, você aumenta sua participação no mercado (Market share).
Diante de meu histórico educacional e profissional, leciono a disciplina de Marketing, e selecionei alguns MOOCs que poderei utilizar com minhas próximas turmas:

1.    Introdução ao Marketing
Duração: Aprox. 30h
Nesse MOOC Você Vai Aprender os seguintes conteúdos ligados a disciplina de Marketing:
·         Desenvolver um sistema básico de segmentação de clientes.
·         Entender a psicologia da tomada de decisão do consumidor.
·         Desenvolver estratégias de preços que maximizem a lucratividade.
·         Definir sistemas de canais apropriados que sejam direcionados para o mercado.
·         Entender como as métricas de marketing podem beneficiar sua empresa.

2.    Introdução ao Marketing
Duração: Aprox. 13h
Nesse MOOC Você Vai Aprender os seguintes conteúdos ligados a disciplina de Marketing:
·         Branding: o brand equity é um dos principais elementos para manter os clientes em um mundo dinâmico em que novas startups estão surgindo constantemente.
·         Foco no cliente: não é sinônimo de atendimento ao cliente, o foco no cliente começa com foco no cliente e coleta de necessidades.
·         Estratégias de entrada no mercado: compreenda os fatores que influenciam os clientes e veja como eles são implementados antes de fazer um investimento.

3.    Gestão de Projetos
Duração: Aprox. 45h
Nesse MOOC Você Vai Aprender os seguintes conteúdos ligados a disciplina de Marketing:
·         Como administrar com sucesso um projeto, por meio de duas formas diferentes de gerenciamento: Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e Gestão Ágil de Projetos.
·         O que vou aprender nesse curso? Gestão de stakeholders.
·         Como administrar o escopo de um projeto para o desenvolvimento de produtos.
·         Métodos de análise de um projeto.
·         Como fazer um planejamento excelente.
  
4.    Curso Completo de Gestão de Produtos
Duração: Aprox. 5 horas de vídeos e 76 aulas.
Nesse MOOC Você Vai Aprender os seguintes conteúdos ligados a disciplina de Marketing:
·         Aprender habilidades-chave de todo um processo Gestão de Produtos como: ideação, pesquisa de mercado, desenvolvimento de wireframes, prototipação, desenvolvimento de estórias do usuário e liderança.
·         Ter acesso a Cases como: Apple e NASA.
·         Testar e validar rapidamente a sua ideia de produto (MVP)
·         Atuar como um Product Owner Agile e aprender a usar as principais ferramentas do mercado como Pivotal Tracker, Axure e Popplet
·         Construir um portfólio de produtos através de 10 passos e exercícios, que irão transformar a sua ideia de produto em especificações funcionais
·         Analisar o mercado-alvo, levantar forças e fraquezas dos seus concorrentes e avaliar tendências que irão impulsionar o crescimento do seu produto.
·         Liderar de forma eficaz uma equipe de desenvolvedores, UX e gerenciar stakeholdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário