Minha profissão e os Recursos Educacionais
Abertos" - por Paulo Ricardo de Carvalho
Sou professor da Rede
Publica Estadual, atuo em uma escola agrícola de ensino técnico nível médio
onde formamos Técnicos Agrícolas. Sendo uma escola do interior, as salas de
aulas são individuais onde é os alunos que mudam de sala. O ensino é integral e
seguimos as 23 competências atribuídas ao curso pelo CONEA ( Conselho Estadual
de Ensino Agrícola). Em meados do mês de novembro, as turmas de 3º ano das escolas
agrícolas do estado de SC fazem uma avaliação da aprendizagem adquirida. Com isso,
observamos o nível de ensino e aprendizagem dos alunos.
Na escola onde leciono,
temos a possibilidade e liberdade de utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis,
como: multimidias, computadores, material didático. Leciono as matérias de Desenho
e Topografia e também Mecanização Agrícola. São disciplinas onde a teoria e a
pratica andam juntas. Para isso, a escola possui laboratórios com equipamentos
e materiais disponíveis ao ensino/aprendizagem.
Tenho orgulho do que
faço e facilidade de ensinar e aprender com meus alunos, a escola proporciona
isso a todos. Afinal estamos formando profissionais que iram a campo ensinar e
orientar o homem do campo.
Procurando o
aperfeiçoamento na matéria que leciono, encontrei um AMOOC da plataforma MIRÍADAX,
o curso “ SIG avançado, requerimentos para planejamento territorial”.
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
são uma ferramenta fundamental nas atividades relacionadas ao planejamento do
território. O principal objetivo do curso é que estudantes, pesquisadores
ou profissionais que já gerenciam o GIS de forma básica adquiram novas
habilidades para utilizar programas de computador para apoiar o planejamento e
a gestão do território e do meio ambiente. Para isso, eles aprenderão,
administrarão e aplicarão a estudos de casos específicos, ferramentas
específicas para o desenvolvimento de projetos em:
Modelos de custo e caminhos mínimos na gestão ambiental; Ferramentas para análise de redes; Cálculos de volumes de terra usando modelos digitais do terreno; Medição da fragmentação do território; Caracterização de uma microbacia; Ferramentas de análise e simulação de incêndio; Medição da importância dos habitats e distribuição de espécies; e Ferramentas para a análise de volumes de sombra.
Os SIG que usaremos serão: ArcGIS 10.3 e suas extensões Spatial Analyst, 3D Analyst, Network Analyst, ArcScene e ArcHydro; FlamMap e Maxent.
Modelos de custo e caminhos mínimos na gestão ambiental; Ferramentas para análise de redes; Cálculos de volumes de terra usando modelos digitais do terreno; Medição da fragmentação do território; Caracterização de uma microbacia; Ferramentas de análise e simulação de incêndio; Medição da importância dos habitats e distribuição de espécies; e Ferramentas para a análise de volumes de sombra.
Os SIG que usaremos serão: ArcGIS 10.3 e suas extensões Spatial Analyst, 3D Analyst, Network Analyst, ArcScene e ArcHydro; FlamMap e Maxent.
Na plataforma EDX, existem vários cursos na área
de engenharia mas são voltados mais a Engenharia Elétrica que não condiz com
aquilo que necessito para o meu aperfeiçoamento pessoal.
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