sábado, 16 de fevereiro de 2019



Cultura Digital
Por Rolando Oestreich

            Para estimular a aprendizagem mais planejada e criativa a Cultura Digital usa as ferramentas como a internet que estão presentes nos celulares, tablets, computadores e videos aulas.
" Piaget sustenta que o Sujeito também herda uma forma de funcionamento que compartilha com os outros organismos". pois sua concepção é construtivista onde através de estágios de desenvolvimento cognitivo/afetivo do ser humano, isso facilita no ambiente digital com muita rapidez quando inseridas na infância.
           Podemos entender que a a inteligencia coletiva esta sempre contribuindo na construção dos conhecimentos muito mais rápida com o uso das redes sociais como as wikipedia, Instagram, pois todas as pessoas tem a possibilidade de trocas de ideias.
          Já a Cultura Participativa torna cada vez maior a interação das pessoas através do mundo digital criando "homepage" com o desejo de participar na sociedade e sempre acrescentando novos conhecimentos para transformar uma sociedade cada vez melhor.
       Falamos  também da convergência de meios que criou-se condições possíveis para unir a tecnologia com a interação dos conhecimentos, tudo isso possibilitou uma nova forma de ideias realidade, usando as práticas pedagógicas não apenas o que é utilizado mas como são usadas os recursos apropriados ao conhecimento.
     Também houve uma relação entre as palavras na musica de Gilberto Gil em 1996 quando começou a era digital onde começamos a lançar a primeira musica via internet e isso mudou o mundo com mais rapidez das informações e assim avançamos cada vez mais e apos 20 anos essa nova versão de musica ainda melhor pois agora temos novos aplicativos para buscar conhecimento, whatsapp para conversar e outras ferramentas de transmissão na qual a inteligencia coletiva esta cada vez melhor.
     Quando se Trata de Cibercultura usamos uma relação social através da produção artística, intelectual usado em 04 linhas de analise do conceito:     1- utopia, 2 - informativa, 3- antropológico, 4 - epistemológico.  Pois para Pierre Levy trabalha de forma com a utopia como conceito pois trata-se de ideias inteligentes e coletivas onde os indivíduos compartilham através das tecnologias.
             Pierre Levy afirma " O virtual não substitui o real, ele multiplica as oportunidades para atualiza-lo".

                                   
       Referencias
LÊVY, P  Cibercultura, São Paulo, Editora 34 , 1999.
   
  Por Rolando Oestreich

Nenhum comentário:

Postar um comentário