- Através dos conteúdos estudados, vimos que a cultura digital pode ser conceituada como uma fase, marcada pelo desenvolvimento constante dos meios de comunicação. Este avanço na forma das pessoas se comunicarem, fez surgir três conceitos que se complementam e juntos melhor definem a cultura digital: Convergência de Meios, Cultura Participativa, e Inteligência Coletiva.
- Na Convergência de Meios, estudou-se que os meios de mídea, antes muito passivos e controlados por poucos, agora estão em nossa mãos, fazendo com que a produção independente ganhe espaço.
- Neste contexto, a cultura participativa mostra que nesta transição dos meios de mídea, as pessoas ganharam identidade, podendo divulgarem suas próprias histórias através das redes sociais, interagindo umas com as outras.
- Neste cenário de interação, surgiu o conceito de Inteligência Coletiva, onde todas as pessoas podem juntas contribuírem com a construção do conhecimento. Um dos exemplos citados foi o site Wikipedia.
- Todas essa transição fica muito aparente na música de Gilberto Gil, no trecho em que antes ele dizia ter o desejo de "criar meu website", onde passar a dizer "criei meu Website". Também se observa na música anterior o desejo de fazer parte dessa rede de comunicação. Já na segunda música ele cita sentir-se preso a esta rede, onde tudo o que se pretende fazer, está ligado às tecnologias da internet.
- Pierre Lévy defende a ideia de que todos somos seres dotados de inteligência, por esse motivo ninguém deverá ter seu conhecimento menosprezado, mas sim exaltado ao ponto de unir os fragmentos formando um todo que contribua com os conhecimentos individuais. Este conceito é debatido pelo filósofo, estabelecendo relações com as conexões sociais existentes a partir da internet, em seu livro Cibercultura.
Como fã do Pierre Lévy, autor que, em minha opinião, é um dos filósofos contemporâneos que mais entende dos impactos das tecnologias na Educação, fiz esse trocadilho para mostrar que o papo aqui não é leviano, mas Levyano. Este blog foi criado para uso dos meus alunos da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, turma 2018, do IFSC.
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Cultura Digital por Juliana Porto da Silva
Cultura Digital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário