Ao
longo das civilizações e transformações do homem na sociedade e sua maneira de
comunicar-se em meio a ela, fez e faz-se, com que esse desejo pulsante de
mudanças e ressignificar o meio que o cerca uma fabrica de utilização de
instrumentos, ferramentas, pensamentos, ciência e métodos para produzir a sua existência titulados de técnica. Essa por sua vez, está em constante mudança e aperfeiçoamento
em meio à sociedade contemporânea. Originando entorno de mudança da sociedade,
gerando novas e melhores tecnologias.
O meio
que permeia sujeitos da civilização parte para uma cultura digital, inovando a telecomunicação
e a computação, sendo necessária a concretização e mudança gradual do sistema
analógico para sistema digital, registrando textos, sons e imagens. Relacionando
à democratização do acesso e valorização da diversidade.
Sendo
assim este “fácil” acesso ao alcance das mãos, oportuniza conhecimento,
reflexão e a diversidade em meio ao cardápio que se apresenta, logo a musica de Gilberto Gil se faz presente trazendo reflexões a cerca das mudanças tecnológicas
ao longo dos anos. Nomeada “Pela Internet” nos traz uma versão nos anos 90 https://www.youtube.com/watch?v=3f7h7cCbUqE e a
versão dois https://www.youtube.com/watch?v=X6BA_9cYhpA no século 21, “De A à Z quem você possa imaginar. Estou preso na
rede, que nem peixe pescado” nos leva a reflexão a cerca da amplitude deste
alcance e possíveis possibilidades. Para tal este sistema digital oferece ao
sujeito subsídios para criar, transformar e contribuir nesta construção coletiva.
É
inegável que está cultura chegou e proporcionou ao sujeito mudanças
significativas na sua maneira de comunicar e relacionar se, ainda parafraseando
a musica de Gilberto Gil citada anteriormente “cada dia uma nova invenção. É tanto
aplicativo que não sei mais não... Mil pratos sugestivos num novo menu”. As reflexões
a cerca desta mudança na sociedade leva a conjeturar como esta tecnologia podem
ser benéfica e somatória no desenvolvimento de sujeito presente em vários
viés, chamando atenção em especial para o educacional. De que maneira as instituições
de ensino estão fazendo uso desta técnica? Qual o papel do professor dentro
desta cultura? Quais mudanças ocorrem e ocorreram nestes alunos dentro desta
cultura digital?
Para
tal as produções e reflexões a cerca do conhecimento devem e são coletivas, pois
este mundo digital está acessível a um clicar. O fazer e construir conhecimento
dentro do ensino pode ser mais atrativo, desafiador e tecnológico. O professor
como mediador pode proporcionar uma construção coletiva. Desenvolvendo o senso críticos
nos indivíduos de maneira que todos possam dividir, pensar, pesquisar, comparar
e refletir dentro desta cultura digital em tempo real dentro do seu ambiente
escolar.
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