domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Manuela Meurer

Conceitos

     Estamos vivendo em uma época em que cerca de 4 bilhões de pessoas possuem acesso à internet (aproximadamente 53% da população mundial), conforme relatório publicado pela "We Are Social" e "Hootsuite"¹. Desta forma, percebe-se que o cenário mundial está passando por mudanças, no qual se vê novas formas de ser, pensar e agir  em que, através da Cultura Digital, além de meros receptores de informações, também passamos a ser emissores.
     Desta forma, a inteligência coletiva é uma forma do ser humano pensar e dividir seus conhecimentos com as demais pessoas, ou seja, todas contribuem para a idealização de ideias e conhecimentos.
     A cultura participativa, por sua vez, diz respeito às pessoas em geral estarem cada vez mais presente nos meios sociais, compartilhando informações ao invés de apenas recebê-las, ou seja, o ser humano está cada vez mais ativo na internet.
     Convergência de meios, conceito este desenvolvido por Henry Jenkins, demonstra uma tendência em que os meios de comunicação estão aderindo para se adaptar a nova cultura digital, usando a internet para divulgação de seus produtos. 

Pela Internet - Gilberto Gil

     O cantor Gilberto Gil, em 1996, lançou a música "Pela Internet", no qual falava sobre os impactos e suas perspectivas em relação ao uso da internet à época. Na música, Gil elogiava a internet a como facilitaria a vida das pessoas.
     Porém, mais de 20 anos após o lançamento da música, Gil lançou "Pela Internet 2" e, desta vez, ao invés de exaltar a internet, passou a criticá-la.
     Desta forma, percebe-se que a internet não trouxe apenas benefícios para os homens, mas também malefícios. Dentre eles, como mencionado na própria música, muito se pensa em utilizar a internet para "ficar famoso" e "ganhar likes", e, como diz a famosa frase, "a internet aproxima quem está longe e afasta quem está perto".

Cibercultura e inteligência coletiva

     De acordo com Pierre Lély, "a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer" (1999, p. 15).
     Neste sentido, percebe-se pelo exposto acima, bem como pela música lançada pelo cantor Gilberto Gil, que estamos cada vez mais na era digital, no qual nada podemos fazer sem o apoio da internet, seja para fazer um trabalho, estudar, trabalhar, dirigir, cozinhar, ou até ganhar "likes" em uma foto na internet.
     Isto pode facilitar e muito o nosso dia a dia, mas precisamos também analisar o preço que estamos dispostos a pagar ao deixar que a internet invada todos os ramos da nossa vida, pois percebemos que apesar de vir para facilitar a vida, cada vez mais temos crianças, jovens e adultos tristes, vazios, doentes.
     Portanto, analisando todo o exposto, percebemos que a Internet pode, ao mesmo tempo, facilitar e atrapalhar a nossa vida, e estamos cada vez mais mergulhados nessa tecnologia sem que nos demos conta disto.     


Manuela Meurer - Polo de Braço do Norte/SC

¹ Disponível em <https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018>

Nenhum comentário:

Postar um comentário