domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital Por Fabiano Medeiros Borão


Cultura Digital

A cultura digital mudou de uma vez por todas a maneira das pessoas se comunicarem. No século XIX o rádio e o telefone foram os meios de comunicações mais utilizados. Com a chegada da internet no século passado, aconteceu uma grande mudança de cultura na vida das pessoas. Se antes os locutores de rádio, ou apresentadores de televisão eram os únicos emissores de informações, e os ouvintes não prestavam nenhuma interação. Hoje, com a cultura digital, o usuário interage com qualquer pessoa que detenha o mínimo de tecnologia apropriada para essa interação acontecer.
Esta nova cultura está sendo capaz de trazer ao usuário a possibilidade de se comunicar, se manter informado, ou informar alguém e se autodesenvolver. Sendo assim, ganhamos inúmeras possibilidades com esta mudança cultural. O mundo digital está conectando pessoas do mundo todo, seja para a educação, ou para qualquer outra coisa desejada pelo usuário.

Inteligência Coletiva, Cultura Participativa e Convergência De Meios

Assim como o nome sugere, inteligência coletiva é formada pelo coletivo e não apenas por uma ideia de um indivíduo, sendo assim o conhecimento é formado com a contribuição de todos. A cultura participativa, é a real participação de  todos e não a mera interatividade, a qual os participantes dessa cultura criam e circulam conteúdos intensamente. Na convergência de meios não se trata apenas da junção de tecnologias ou artefatos, mas principalmente nas interações sociais.

Pela Internet x Pela Internet 2

Na primeira música o cantor estava pela internet descobrindo um novo mundo, o qual trazia consigo algumas dúvidas, mas a certeza que o cantor já percebia era que este mundo seria gigante. Enquanto na segunda música confirma todas as previsões feitas a 22 anos atrás, tais como o tamanho desse novo mundo ainda seja desconhecido "cada dia nova invenção".

Cibercultura e Inteligência Coletiva na Perspectiva de Pierre Lévy

Um mundo aonde o conhecimento e o saber são o foco, independente de quem  procura ensinar e quem busca aprender. Todos ganham, ao trocarem os seus conhecimentos individuais, ao transformarem esse conhecimento em inteligência coletiva. A Cibercultura, trás consigo vários questionamentos. Tais como: Como dar-se-á a educação nesse espaço? O que se ensina? O que se aprende? Como se avalia? Quem orienta? Quem ensina e quem aprende?
Levy, entende o ciberespaço como um fato concreto atualmente, pois já é possível aprender e ensinar neste espaço. Aonde a interação entre os usuários permite a troca de conhecimentos.


Fabiano Medeiros Borão

Nenhum comentário:

Postar um comentário