Cultura Digital por Gilberto
Warken
O que é Cultura Digital?
A cultura digital toma este termo
emprestado da linguagem eletrônica dos computadores e da aplicação de aparelhos
eletrônicos, buscando designar um estilo de vida que faz uma ponte entre
realidade e mundo virtual.
Digital vai além da antiga TI, de
plataformas, clouds e apps. Significa um novo estado de pensar, ser e agir no
ambiente de trabalho. A complexidade atual, a volatilidade, a ambiguidade e a
incerteza passaram a ser o dia a dia de todos nós em diferentes ambientes
corporativos. Ser digital é explorar novas fronteiras, quebrar paradigmas,
encarar desafios, errar para aprender e olhar o mundo e os negócios por um novo
ângulo. (Jaqueline Weigel).
Características da Cultura
Digital
Ambiente composto por indivíduos
de alta desempenho, responsáveis e e autoguiados; Equipes extraordinárias e
positivamente integradas; Disciplina em alto nível; Capacidade de mover-se
rapidamente; Forte estratégia digital; Alta capacidade de execução; Talentos e
campeões digitais; Foco no longo prazo; Pessoas com paixão pelo risco. (Fonte: McKinsey).
A convergência não depende de
qualquer mecanismo de distribuição específico. Em vez disso, a convergência
representa uma mudança de paradigma – um deslocamento de conteúdo de mídia
específico em direção a um conteúdo que flui por vários canais, em direção a
uma elevada interdependência de sistemas de comunicação, em direção a múltiplos
modos de acesso a conteúdos de mídia e em direção a relações cada vez mais
complexas entre a mídia corporativa, de cima para baixo, e a cultura
participativa, de baixo para cima. Apesar da retórica sobre a “democratização da
televisão”, essa mudança está sendo conduzida por interesses econômicos e não
por uma missão de delegar poderes ao público. (JENKINS, 2009, p. 325)
É fundamental entendermos que a
convergência não ocorre na maioria dos aparelhos, nas tecnologias, tudo isso ocorre
na mente das pessoas, ou dos consumidores individuais e em suas interações
sociais. Percebemos que vemos as mudanças relativas às mídias contemporâneas
como mudanças tecnológicas. Elas não são fundamentalmente tecnológicas, mas,
sobretudo culturais, é na cultura, que devemos procurar à lógica e as consequências
dos processos que vivemos. Entende como inteligência coletiva a capacidade das
comunidades virtuais de disponibilizar a todos os conhecimentos de cada um dos
membros. Sozinho, ninguém sabe muito, o conhecimento está na humanidade. A
inteligência coletiva questionaria qualquer tipo de hierarquia, com sua dinâmica
falta de regras e desorganização. É necessário levar em conta o risco de
observarmos como gerais tendências que são de uma elite de desbravadores.
Com relação à música de Gilberto
Gil, Pode entender globalização como uma quebra das fronteiras do mundo todo,
tanto devido ao comercio mundial que é um fato hoje em dia, como pelo
desenvolvimento tecnológico que permite o acesso a informações e comunicação do
mundo todo. A música trata justamente disso, por exemplo, o trecho "Que
leve meu e-mail até Calcutá". Você pode estar no Brasil, mas presente via e-mail
em Calcutá, ou até em outros pontos do mundo.
Com relação a cibercultura e inteligência
coletiva está tudo conectado nos dias de hoje, em função do que vivemos e
estamos passando na evolução da tecnologia no dia a dia, no sentido da
globalização, no trabalho, nos estudos, em casa e com nossos filhos.
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