sábado, 16 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Caroline Paes

A Cultura Digital, nada mais é do que uma cultura que nasceu na era digital, e busca agregar a realidade com o mundo virtual.
Esse tema tem ganhado bastante notoriedade devido ao avanço tecnológico e ao grande uso de dispositivos móveis, na qual os jovens se tornaram os principais usuários da cultura digital tendo acesso a todo tipo de informação e compartilhando experiências e conhecimento através da internet.
A inteligência coletiva tem como característica a nova forma de pensamento sustentável, por meio de conexões sociais que se tornam viáveis pela utilização das redes abertas de internet. É representada pelas linguagens, os sistemas de signos, recursos lógicos e pelos instrumentos dos quais servimos. Resultando na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos.
A Cultura participativa é o termo usado para explicar o contexto atual de crescimento da participação e interferência do público nos processos de comunicação de diferentes suportes midiáticos. Os sujeitos hoje podem mais facilmente se apropriar de conteúdos, recriar e distribuir diferentes materiais de forma mais fácil, rápida e barata. As tecnologias estão facilitando aos consumidores a apropriação e a recirculação dos conteúdos midiáticos.
A convergência surge assim através do decorrer de conteúdos por várias plataformas. As tecnologias assumem nesta perspectiva um papel de sistema de entrega. Sendo assim, o processo de convergência é complexo e em constante mutação, uma vez que está dependente da relação da tecnologia com a cultura. A tecnologia assume assim um papel secundário, sendo que a mudança cultural é que irá ditar os seus conteúdos.
A música “Pela internet” de Gilberto Gil em 1996, já mostrava o quanto a era digital tomaria conta do mundo e nos permitiria realizar inúmeras coisas pela internet. 20 anos depois, Gilberto Gil lança uma segunda versão da música “Pela Internet 2”, na qual já menciona as coisas fascinantes que a internet e essa era digital nos proporcionam, coisas que antes eram extremamente demoradas, hoje podemos fazer com apenas um clique. Fazendo um comparativo entre as duas músicas, na primeira ele cita que queria apenas fazer algumas coisas que pareciam simples como navegar, e que agora nos dias atuais são tantos recursos que ele muitas vezes se encontra perdido e preso ao uso de tanta tecnologia.
Na perspectiva de Pierre Lévy, a cultura digital vem como um facilitador nas tarefas do dia a dia na vida das pessoas, e que isso vai muito além de comunicação ou mídia, mas se trata de um espaço de reunião que contempla uma infinidade de mídias, de diversas interfaces e que contemplam interações ao mesmo tempo ou não, e no que tange a inteligência coletiva, defende que cada um tem a sua inteligencia conforme duas vivencias pessoais, que permite reconhecer o outro como um individuo dotado de inteligência, e com conhecimento potencializado. 

Caroline Tomaz Porciuncula Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário