sábado, 16 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Simara Carvalho


Cultura Digital por Simara Carvalho

A cultura digital não está consolidada. A proxima-se de outros como sociedade da informação, cibercultura, revolução digital, era digital. Cada um deles, utilizado por determinados autores, pensadores e ativistas, demarca esta época, quando as relações humanas são fortemente mediadas por tecnologias e comunicações digitais.
Durante o período em que esteve à frente do Ministério da Cultura, em uma de suas falas mais marcantes, em aula magna proferida na Universidade de São Paulo, Gilberto Gil também faz um esforço de conceituar o que seria a cultura digital:

Atuar em cultura digital concretiza essa filosofia, que abre espaço para redefinir a forma e o conteúdo das políticas culturais, e transforma o Ministério da Cultura em ministério da liberdade, ministério da criatividade, o ministério da ousadia, ministério da contemporaneidade. Ministério, enfim, da Cultura Digital e das Indústrias Criativas. Cultura digital é um conceito novo. Parte da ideia de que a revolução das tecnologias digitais é, em essência, cultural. O que está implicado aqui é que o uso de tecnologia digital muda os comportamentos.

Inteligência Coletiva é a oportunidade que temos hoje de compartilhar ideias, pensamentos, o que aprendemos, descobrimos, e adquirimos através da internet, pelos grupos de redes sociais, pesquisas, leituras, para que de uma forma possamos intergir e contribuir para a sociedade como um todo.

Cultura participativa é a nossa integração nesse mundo virtual em busca de conhecimento, novas culturas, novas pessoas, e com tudo receber e compartilhar informações para a contribuição ao nosso meio em que vivemos e ao mundo.

Convergência de meios é a utilização de todos os recursos que a tecnologia oferece nos dias de hoje para que possamos interagir e participar de todas as informações, estudo, pesquisas, conhecimentos, pensamentos, através da internet, das redes sociais, utilizando os meios de comunicação como celulares, tablets, computadores e outros.
As mudanças nas palavras na música de Gilberto Gil "Pela Internet" de 1996 depois de 20 anos foram:
Criar meu site / Criei meu website
Fazer home-Page / Lancei minha home Page
Quantos gigabytes / Com 5 gigabytes 
Disquete de um micro / Agora é terabyte
Entrar na rede / Agora é navegar
Juntar via Internet um grupo de tietes / E zapzap é  Like
Como tudo se modernizou e tudo se renovou e como a Internet se renova e se adequa a todo o momento as necessidades das épocas.

Como Pierre Levy, uns dos grandes filósofos e estudiosos sobre a cibercultura e a inteligência coletiva, anos atrás em suas pesquisas e estudos sobre tecnologias de informações, mídias cibernéticas, compreensão dos fenômenos de comunicação e produção de informação e conhecimento. E hoje através desse estudioso nós iriamos viver essa explosão de troca de ideias, conhecimentos e pesquisas, em todos os campos do nosso universo, não vejo hoje o mundo sem internet, e sem os meios de comunicaçoes que temos hoje, tudo se tornou acessível, até as salas de aula podemos assistir de nossas casas, trabalhos e outros lugares, muito legal, que bom poder fazer parte dessa era da tecnologia.

Fontes:


Simara Fonseca de Carvalho
Polo Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário