Cultura digital: Como o nome diz, o conceito se trata da cultura nascida pela era digital, originária do ciberespaço e da linguagem da internet que busca integrar a realidade com o mundo virtual.
O meio digital está amplamente inserido no cotidiano das pessoas. Diversas atividades, como por exemplo consultar o extrato bancário, pagar um boleto de cobrança, conversar com uma pessoa que está distante, as quais exigiam tempo e deslocamento, podem ser executadas de dentro da própria casa, em questão de instantes.Todos esses instrumentos digitais, incluindo telefones, computadores e tantos outros meios de interação facilitam muito as atividades, tanto de trabalho quanto de estudo. Em contra partida, quando toda uma cultura produzida migra para o digital, exige-se, de maneira complexa, ativa participação. Nossas identidades e vida dependem deste movimento, que é também social e cultural, justamente porque constrói uma rede de significados, compartilhados e legitimados neste contexto, sustentados e repetidos, que hoje fazem dos dispositivos tecnológicos, seu instrumento principal de propagação.
Inteligência coletiva: O conceito da inteligência coletiva foi criado a partir de alguns debates realizados por Pierre Lévy relacionados às tecnologias da inteligência. Caracteriza-se pela nova forma de pensamento sustentável através de conexões sociais que se tornam viáveis pela utilização das redes abertas de computação da internet. Nesse contexto, o resultado desse emaranhado de informações se dá por meio da participação, ou seja, da coletividade, que além de construir os conceitos, também busca os significados.
Convergência é uma palavra que consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais (JENKINS, 2009, p.29). Nesse sentido, pode-se dizer que convergência não se trata de um processo puramente tecnológico, que apenas uniria funções diversas dentro de um mesmo aparelho. A convergência deve ser entendida como uma transformação cultural, uma vez que incentiva os consumidores a buscar informações em diversos meios e, a partir deles, criar conexões. A convergência de mídias, a cultura participativa e a inteligência coletiva favorecem as práticas de criação, compartilhamento e recombinação de conteúdos dentro do ambiente digital.
Rosiane Schraiber
Polo Braço do Norte
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