domingo, 17 de fevereiro de 2019

CULTURA DIGITAL por Rodrigo



Pode-se dizer que cultura digital e a cultura da contemporaneidade, ou a cultura do século XXI onde constantemente estamos interagindo, estudando, comprando, vendendo e utilizando os espaços digitais como mercados, espaços de lazer, e espaços de aprendizagem. Também neste mesmo sentido os espaços digitais contribuem para o desenvolvimento da inteligência coletiva, onde trocamos experiencias, construímos o conhecimento a partir de plataformas a exemplo a Wikipédia, e também algumas instituições utilizam em seus ambientes virtuais de aprendizagem (AVEA) as paginas WIKI, onde os estudantes produzem coletivamente um texto, a resolução de exercícios entre outros. A cultura participava se caracteriza pela participação dos espectadores não mais na condição de passivos frente a televisão, na cultura participativa é mediada pelas tecnologias digitais, onde os consumidores das mídias são influenciadores para a construção dos produtos. Sobre a convergência dos meios temos a exemplo as mídias tradicionais em conjunto com as novas mídias, onde modifica-se a forma de interação com o público.
Refletindo sobre a música Pela Internet 1996 e Pela internetII 2018 ambas de Gilberto Gil, na primeira musica o artista apresentava alguns questionamentos e desejos sobre a era da internet juntamente com o século XXI, o mesmo consegui criar seu website, a homepage, e também descobriu que com cinco giga consegue se fazer um barco que veleje (a exemplo a velocidade mínima para se assistir a streaming sem travar), as opções de pesquisa de preços pela internet, apresenta o surgimento das criptomoedas, e todo mundo preso na rede feito peixe, refere-se a todos estarem conectados e fazerem constantemente o uso da internet. E como facilitou a localização onde não se perde mais se a rua não tiver nome ou CEP
Lévy, entende o ciberespaço com um fato concreto na contemporaneidade, prova que é possível aprender e ensinar a partir dele, ou seja, a interação entre os usuários desse espaço é capaz de fazer com que eles não só adquiram conhecimentos, como também compartilhem os seus conhecimentos. Tratando de uma ação recíproca. E essa ação faz repensar os moldes atuais de educação que precisa reestruturar-se para dar conta de inserir o aluno e os meios virtuais/tecnológicos em sala de aula como aliados ao aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário