Após
realizar algumas leituras sobre o tema proposto “cultura digital”,
consegui vislumbrar um conceito de cultura digital como as
manifestações culturais produzidas pelo homem no ambiente digital.
O
processo da cultura digital vem se desenvolvendo a alguns anos.
Podemos observar um pouco desta evolução através da música “Pela
Internet” de Gilberto Gil, produzida no ano de 1996. Esta música
ganhou uma nova versão 20 anos depois, e a evolução ocorrida ao
longo deste período é perceptível na letra da música. Na primeira
versão da música percebe-se que estávamos no início da era da
cultura digital, onde estavam sendo criadas as primeiras páginas de
internet, e-mails. No entanto, ainda não havia muitos modos de
interação nesta fase inicial, as pessoas ainda eram mais receptoras
do que emissoras de mensagens. Percebemos a presença de muitas
limitações, como tamanho de memória – quando comparamos as
funcionalidades e possibilidades apresentadas pela nova versão da
música. Atualmente existem uma infinidade de aplicativos, softwares
com as mais variadas funcionalidades. Muitos deles, podem ser
utilizados na educação.
Com
a Era digital a velocidade e a quantidade de informações
disponíveis aumentaram em uma escala aritmética. O uso de
tecnologias na educação permite tornar o ensino mais motivador,
através do uso de ferramentas que permitem que o aluno participe
ativamente de seu processo de aprendizagem.
Dentro
deste mesmo contexto, encontramos três conceitos importantes:
inteligência coletiva, cultura participativa e convergência de
meios. Segundo Levy (2000,p 30):
Em
qualquer lugar há inteligência. Qualquer um é capaz de produzir
conhecimento, de gerar informação de relevância. O outro é alguém
que sabe as coisas que eu não sei. Na era do conhecimento, deixar de
reconhecer o outro em sua inteligência é recusar-lhe sua verdadeira
identidade social.
Partindo
desta citação, podemos definir o conceito de inteligência
coletiva,
que trata-se de uma inteligência compartilhada, colaborativa,
construída em conjunto. Complementando
o conceito de inteligência coletiva, temos o conceito de cultura
participativa.
Na era digital, todos os usuários tem a possibilidade de emitir sua
mensagem, seja através da publicação de um texto, uma foto em suas
redes sociais; ou através da criação de uma página na web. Assim,
todos nós somos emissores de mensagem. Isso chama-se cultura
participativa.
De
acordo com Jenkins (2009): a
convergência
de meios
não se trata necessariamente da junção de tecnologias, ela
ocorre nos cérebros e nas interações sociais. A digitalização é
o processo que criou condições para que fosse possível a
convergência de meios. Esta, por sua vez, possibilita novas formas
de participação e elaboração. A convergência de meios permite
que o consumo das mídias seja transformado em produção e, por
isso, incentiva a participação.
Percebe-se
que ainda existe uma grande resistência quanto ao uso dos recursos
tecnológicos na educação. Os professores conhecem as novas
tecnologias, mas a grande maioria deles não possui formação
docente suficiente para sentirem-se seguros em utiliza-las no
cotidiano escolar. Sendo assim, uso das tecnologias educacionais
possui um enorme potencial, mas ainda trata-se de um grande desafio
incorporá-las adequadamente neste ambiente
Referências
bibliográficas
JENKINS,
H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY,
Pierre. A
inteligência coletiva:
por uma antropologia do ciberespaço. 3ª ed. São Paulo: Edições
Loyola, 2000.
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