domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital - Por Priscila da Costa

Atualmente é raro encontrar uma pessoa desconectada da rede, seja pelo uso de um e-mail ou whatsapp. O uso da internet vem cada vez mais tornando-se indispensável no trabalho, nos estudos, no lazer ou como meio de comunicação. A cada dia surgem aplicativos/softwares novos e cada vez mais suprindo as necessidades cotidianas, podemos fazer compras de supermercado, comprar móveis, eletros, fechar contratos, entrevistas de empregos, negociar com outro lado do mundo, tudo via internet.
A cultura digital é um novo estado de pensar, ser e agir. Ela ultrapassa fronteiras, quebra paradigmas, encara desafios, é uma nova forma de interagir. Lévy aponta algumas vantagens de ser digital. Perdemos menos informações através da transmissão, nitidez e qualidade, precisão e ganho de escala; no ramo cinematográfico por exemplo, as edições tornam-se automáticas.
É uma cultura permeada por tecnologias, provendo praticidade, velocidade e disciplina. As pessoas ficam interligadas por interfaces, a rede está em todos os lugares.
A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e cultura, emergentes a partir da convergência, informatização e telecomunicação. Na internet tem de tudo e pode-se tudo, é o lugar onde tudo muda, mas nem tanto. Qualquer um pode produzir, distribuir e reciclar conteúdos, mas é importante lembrar: na internet pode-se tudo, por isso é importante sempre checar a informação, ter segurança de dados, softwares de antivírus.
A inteligência coletiva é uma forma de que todos trabalhem juntos para passar informações, é consolidada pelo coletivo. O Wikipédia é um exemplo clássico, onde os usuários postam as informações que são pesquisadas por milhares de pessoas. As idéias são compartilhadas entre os internautas, as redes sociais estão cada vez mais presente em nossas vidas, o instagram, o facebook, o twitter, são todos espaços onde há inteligência coletiva. Segundo Lévy a inteligência coletiva possibilita o compartilhamento de memorias, percepção e da imaginação, resultando na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos
A cibercultura tem mostrado a capacidade do homem reconstruir em novos cenários de relacionamento.
A cultura de convergência está na moda, em especial nas áreas de comunicação, marketing digital e entretenimento. O conceito ficou conhecido por explicar parte da mudanças midiáticas da atualidade. De forma geral, podemos dizer que os formatos de comunicação tendem cada vez mais a convergirem em um único meio. Outra cultura integrada as mídias, é a cultura que propaga as opiniões na internet, as pessoas estão mais socialmente interligadas em comunidades virtuais. Essa cultura pode gerar muitas oportunidades para empresas, principalmente se ela conseguir fazer com que seus clientes participarem e interagirem com ela e seus produtos.
Gilberto Gil compôs uma música chamada Pela Internet em 1996, onde ele expunha a ideia de como a internet facilita a vida das pessoas, onde a informação com fácil acesso seria benéfica para a sociedade. Nos dias de hoje quando ouvimos parece se tratar de uma coisa tão antiga, pela maneira de como evoluiu em poucos anos, antes falava-se em gigabytes, disquetes... vinte e dois anos depois a mesma música recebeu um repaginação, falasse em terabytes, em aplicativos, redes sociais, velocidade, praticidade e um ponto que chama muita atenção, o vício. As pessoas estão presas na rede, como se fossem peixes, presos em uma rede. Pessoas tornam-se completamente dependentes da internet, é o livre acesso as redes sociais e as facilidades que a internet oferece, não precisamos mais ir ao mercados, a lojas, tudo através da rede.

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