Atualmente
é raro encontrar uma pessoa desconectada da rede, seja pelo uso de um e-mail ou
whatsapp. O uso da internet vem cada vez mais tornando-se indispensável no
trabalho, nos estudos, no lazer ou como meio de comunicação. A cada dia surgem
aplicativos/softwares novos e cada vez mais suprindo as necessidades
cotidianas, podemos fazer compras de supermercado, comprar móveis, eletros,
fechar contratos, entrevistas de empregos, negociar com outro lado do mundo, tudo
via internet.
A
cultura digital é um novo estado de pensar, ser e agir. Ela ultrapassa
fronteiras, quebra paradigmas, encara desafios, é uma nova forma de interagir.
Lévy aponta algumas vantagens de ser digital. Perdemos menos informações
através da transmissão, nitidez e qualidade, precisão e ganho de escala; no
ramo cinematográfico por exemplo, as edições tornam-se automáticas.
É
uma cultura permeada por tecnologias, provendo praticidade, velocidade e
disciplina. As pessoas ficam interligadas por interfaces, a rede está em todos
os lugares.
A
cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e
cultura, emergentes a partir da convergência, informatização e telecomunicação.
Na internet tem de tudo e pode-se tudo, é o lugar onde tudo muda, mas nem
tanto. Qualquer um pode produzir, distribuir e reciclar conteúdos, mas é
importante lembrar: na internet pode-se tudo, por isso é importante sempre
checar a informação, ter segurança de dados, softwares de antivírus.
A
inteligência coletiva é uma forma de que todos trabalhem juntos para passar
informações, é consolidada pelo coletivo. O Wikipédia é um exemplo clássico,
onde os usuários postam as informações que são pesquisadas por milhares de
pessoas. As idéias são compartilhadas entre os internautas, as redes sociais
estão cada vez mais presente em nossas vidas, o instagram, o facebook, o
twitter, são todos espaços onde há inteligência coletiva. Segundo Lévy a inteligência
coletiva possibilita o compartilhamento de memorias, percepção e da imaginação,
resultando na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos
A
cibercultura tem mostrado a capacidade do homem reconstruir em novos cenários
de relacionamento.
A cultura
de convergência está na moda, em especial nas áreas de comunicação, marketing
digital e entretenimento. O conceito ficou conhecido por explicar parte da
mudanças midiáticas da atualidade. De forma geral, podemos dizer que os
formatos de comunicação tendem cada vez mais a convergirem em um único meio. Outra
cultura integrada as mídias, é a cultura que propaga as opiniões na internet,
as pessoas estão mais socialmente interligadas em comunidades virtuais. Essa cultura
pode gerar muitas oportunidades para empresas, principalmente se ela conseguir
fazer com que seus clientes participarem e interagirem com ela e seus produtos.
Gilberto
Gil compôs uma música chamada Pela Internet em 1996, onde ele expunha a ideia
de como a internet facilita a vida das pessoas, onde a informação com fácil acesso
seria benéfica para a sociedade. Nos dias de hoje quando ouvimos parece se
tratar de uma coisa tão antiga, pela maneira de como evoluiu em poucos anos,
antes falava-se em gigabytes, disquetes... vinte e dois anos depois a mesma
música recebeu um repaginação, falasse em terabytes, em aplicativos, redes sociais,
velocidade, praticidade e um ponto que chama muita atenção, o vício. As pessoas
estão presas na rede, como se fossem peixes, presos em uma rede. Pessoas
tornam-se completamente dependentes da internet, é o livre acesso as redes sociais
e as facilidades que a internet oferece, não precisamos mais ir ao mercados, a
lojas, tudo através da rede.
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