A cultura digital é uma quebra de paradigma
na forma de construir o conhecimento, mas não se trata apenas da possibilidade
de disponibilizar os tradicionais materiais e ferramentas de forma
digitalizada, trata sim de provocar no aluno uma nova perspectiva de
aprendizagem, em que ele possa através desta interação criar suas experiências,
Com a convergência dos meios, o mesmo conteúdo
pode ser disponibilizado de diferentes formas. O conceito de cultura
participativa assume que cada um de nós criamos conteúdo na grande rede, de
modo que a inteligência coletiva é formada da ideia que todos possam contribuir
e interagir no conjunto em prol de um assunto/objetivo comum.
Neste período de 20 e tantos anos entre as duas
versões da música de Gil, a internet deixou de ser uma tendência tecnológica,
onde empresas e pessoas procuravam novas formas de oferecerem seus
produtos/serviços ou trocarem informações.
Hoje, a internet é muito mais do foi
vislumbrado há décadas, é um novo paradigma da forma de conviver em sociedade.
Novas formas de viver e novas culturas foram criadas, ao ponto de não podermos
imaginar uma continuidade dos progressos social, pessoais, científicos e
profissionais sem o advento da internet.
A internet deixou de ser uma enciclopédia
virtual e conteúdo estático, para se transformar-se em uma nova dimensão da
sociedade.
Nesta cibercultura, todos somos geradores
de conteúdo, geradores de opinião. um simples comentário, ideia ou texto, tem o
poder de tornar-se referência, de aumentar simpatizantes da ideia e também de
não simpatizantes.
Um grande desafio para esta nova cultura,
está em as instituições de ensinos não só permitirem esta interação com este
novo paradigma social, mas também de conceber novas formas de avaliar os
alunos.
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