Por Cultura Digital, compreendi ser transformações que vem ocorrendo nos últimos tempos na sociedade com relação a criação e uso de tecnologias, que permitem ao homem fácil acesso a uma gama incrível de conhecimentos, bastando para isto fazer uso de um dispositivo conectado a internet e além disso possibilitam novos meios para elaboração e distribuição de conteúdos.
Por Convergência de Meios, resumidamente, entendi como sendo a capacidade do ser humano utilizar os mais diversos aparatos tecnológicos, para promoção e divulgação de bens ou serviços, dando destaque a valores intangíveis como emoção, sensação, prazer, etc. Já por Cultura Participativa, considerei ser uma mudança de atitude do sujeito, deixando de ser passivo para ser proativo e assim construir o caminho de deseja trilhar, pensando sempre em contribuir para a cultura na qual está inserido. Por fim como Inteligência Coletiva, posso dizer que é a união de esforços das pessoas, no sentido de trocar experiências e assim produzir com maior eficiência tudo o que for necessário para o bem da coletividade.
Ao tratar das versões da música Pela Internet, percebi que Gilberto Gil já estava antenado com as mudanças que ocorreriam com o advento da massificação do uso da internet, quando escreveu a primeira versão, porém na vislumbrava que as transformações aconteceriam tão rapidamente e com tamanha capacidade de abrangência e dominância que se vê atualmente.
Com referência aos pensamentos e relatos de Pierre Lévy com relação a Cibercultura e a Inteligência Coletiva, percebi que já ocorreram muitas transformações e elas vão continuar acontecendo, sendo primordial entender profundamente este processo, para que as metodologias de ensino e aprendizagem, estejam devidamente preparadas e adaptadas aos anseios dos estudantes e tenham capacidade de prepará-los como cidadãos que pensam coletiva e cooperativamente. Essa reflexão fica demonstrada quando Sebastião e Pesce (2010) citam:
O acesso cada vez maior do ciberespaço para estudantes e professores
possibilita que esses atores sociais encontrem amplas oportunidades
de aprendizagem. Dito de outro modo, em face ao contexto do ciber-
espaço as práticas pedagógicas devem ser repensadas.
Por:
José Antonio Rossi Junior
Referência
Revista Digital de Tecnologias Cognitivas. Resenha da obra "Cibercultura" de Pierre Levy, por Márcia Pereira Sebastião e Lucila Pesce. São Paulo. 2010. Disponível em :<http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/resenhas/2010/edicao_3/3-cibercultura-pierre_levy.pdf>.
Acesso em: 09 fev. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário