domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Evaldo José Griebler


Cultura Digital é um termo que pode ser utilizado para se especificar ações do dia-a-dia que são desencadeadas por várias formas de comunicação, compartilhamento e relacionamento. Estas são resultados da evolução das ferramentas e tecnologias que deram o alicerce necessário para esta transformação, como por exemplo, a expansão da internet. As instituições/empresas viram grande potencial em um “produto” que poderia render muito valor, hoje conhecemos este produto como: informação. Esta projeção de mercado injetou grande capital financeiro para construir a estrutura de mídias, comunicação e claro, conectividade que temos hoje.
Cultura digital na pratica é o resultado da evolução dos métodos de comunicação e compartilhamento de dados/informação, ou seja, aquele grupo de família no whats app, as conversas dos vovôs e vovós por um dispositivo para marcar um jogo de baralho, troca de receitas de guloseimas por chat, a forma e onde buscamos noticias, como nos comunicamos, a utilização de acessórios para acompanhamento de atividades...
         Com esses métodos de interação nasce a Inteligência coletiva, forma pela qual o conhecimento é adquirido pela troca de saberes entre os usuários e não mais apenas da forma tradicional, onde um único individuo era o detentor ou a fonte do conhecimento disseminado.  Esse  espaço possibilita a cultura participativa, onde através do auxílio da internet, deixamos de ser apenas receptores de informação, e passamos também a produzir conhecimento, o qual será compartilhado sem limites geográficos. Estas novas formas de participação e elaboração deram origem a convergência de meios.
Para melhor entender estas mudanças culturais podemos observar as versões da musica “Pela internet” de Gilberto Gil 1996 e 2018. Podemos perceber os termos utilizados em ambos os tempos de produção das musicas, conforme a época as nomenclaturas para os tempos são diferentes, entre trechos que utilizam várias palavras do mundo digital misturadas de forma a se produzir e misturar significados.
Contribuindo com o assunto, Lévy trata à inteligência coletiva, colocando que todos os indivíduos têm a sua própria inteligência acumulada em suas vivências pessoais, e quando os mesmos compartilham/socializam essas experiências de forma adequada se tem como origem a inteligência coletiva. O ambiente que possibilita esta constante troca de aprendizados e interações com diversas formas de mídia é denominado como ciberespaço, e em um nível acima chegamos a cibercultura. A cibercultura retoma nosso assunto inicial sobre a cultura digital, sendo parte integrante da mesma e fazendo com que cada vez de forma mais rápida as inovações, relações e interações sofram mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário