A Cultura Digital é a quebra de um paradigma que tratava a informação como uma via de mão única, onde os meios de comunicação eram os emissores e o usuário deste meio um mero espectador. Essa quebra, se deu com as nova tecnologias digitais e principalmente com o advento da Internet. Com isso o usuário que antes era um mero espectador, agora também é o protagonista, ele interage diretamente com essas novas tecnologias, se comunicando, se informando, se autodesenvolvendo.
Hoje uma pessoa pode conversas e visualizar uma outra, em outro continente em tempo real, através de uma videochamada ou de participar de um grupo de pessoas nos mais diversos locais, para discutir sobre determinado assunto e gerar novos conhecimentos.
Ela também trouxe com elas alguns males como: Roubo de informações pessoais, Fake news, ações criminosas em cidades que são comandadas de dentro das cadeias, criação de falsos e-commerces entre outros.
Como a cultura digital, surge o conceito de inteligência coletiva, que é interconexão de pessoas através de diversos dispositivos digitais, interagindo para construir o conhecimento de forma equilibrada. Segundo Pierre Levy “Ela só progride quando há cooperação e competição ao mesmo tempo”.
A cultura participativa é a forma com que as pessoas se relacionam com o meio para se comunicar, passando a produzir conhecimento e disseminar ideias e informações.
A convergência de de meios não se limita apenas aos meios de comunicação utilizados para transmitir informações, mas também como produzir, veicular e o mais importante como tornar tudo isso atrativo para seus receptores.
As músicas “Pela Internet” de Gilberto Gil, em sua primeira versão de 1996 retrata seu pouco conhecimento sobre esta tecnologia até então recente para a época, porém já vista como imprescindível diante do encurtamento da distância, do tempo e da conectividades entre as pessoas através de seu dispositivos digitais. Já na segunda versão de 20 anos depois isto passa de uma novidade a uma realidade que ele já domina e tem a dimensão e a importância que isso representa para a evolução do ser humano.
Edivaldo Afonso Fernandes de Oliveira
Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - Polo São José
Nenhum comentário:
Postar um comentário