CULTURA DIGITAL POR DANIELA MENDES
O
conceito de cultura digital ainda está em transformação, não existem dúvidas
que o mundo mudou radicalmente, as tecnologias digitais têm uma grande parcela
nessa transformação, que é a origem da cultura digital, alguns chamam de “Era digital”ou
"Revolução digital”.
No
âmbito educacional, a cultura digital chegou para revolucionar a forma de ensino,
onde o professor e o formato de ensino precisam se reinventar e não apenas
mandar pesquisar no Google. O educador precisa estimular o aluno a formar questões
e procurar respostas, precisa instigar o aluno a querer aprender e não apenas distribuir
tablets. A professora Léa Fagundes, no vídeo menciona que a tecnologia está se
desenvolvendo numa velocidade incrível, então, nessa cultura digital ficam os
questionamentos: Quem é o professor? Qual o papel do professor? O que é o
professor?
Em
todos os âmbitos é preciso estar preparado para a mudança que a cultura digital
proporciona, ela altera comportamentos, redesenha a economia e movimenta a
cultura. Hoje com um smartphone podemos gravar vídeo, áudio, bater foto, fazer ligações,
mandar mensagens, acessar aplicativos, redes sociais e inúmeras outras opções.
Como menciona a pesquisadora Eliane Costa, no século 20 era um cenário onde um indivíduo
falava para muitos, hoje, século 21 com a cultura digital o cenário mudou e
muitos falam para muitos.
Na
cultura digital tudo está interligado, as mídias, linguagens, redes sociais, fica
difícil dizer onde começa uma e termina outra, essa relação se chama convergência
de meios. Para entender convergência de meios, precisamos conceituar também
cultura participativa e inteligência coletiva.
Convergência de meios são as diversas plataformas
digitais, onde consumimos as mídias de diversas maneiras, onde esse consumo é
transformado em produção e incentiva a participação. A participação ativa e a
integração dos consumidores é chamada cultura participativa. Na música “Pela
internet”, criada por Gilberto Gil em 1996, descrevia um sujeito passivo em relação
à internet. Já na música recriada em 2017 mostra um sujeito ativo, onde ele já “criou
seu website, sua homepage, está navegando na internet, preso na rede como peixe
fisgado”. A inteligência coletiva pressupõe que todos contribuem com a construção
do conhecimento, as redes sociais por exemplo, são espaços onde há inteligência
coletiva.
Pierre Lévy (1994), conceitua inteligência
coletiva como inteligência acumulada de cada individuo em suas vivencias
pessoais e que devem ser respeitadas. Lévy (1994) menciona que há relação do
conceito de ciberespaço com inteligência coletiva, onde ciberespaço trata-se de
um espaço de reunião de uma infinidade de mídias e interfaces (jornais,
revistas). A partir desses conceitos, pode-se dizer que ciberespaço se
apresenta como o local onde a inteligência coletiva se forma por conta da
interação entre as pessoas, por troca de conhecimentos, de informações, participações
em fóruns, bate-papos. Em 1994 Pierre Lévy tinha esses conceitos escritos, e
hoje, século 21 é exatamente como ele descreveu.
Referências:
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