A Prof.ª Léa Fagundes aborda, na
vídeo-entrevista sobre a formação de professores na cultura digital, o papel
deste professor neste meio e sendo, um destes papéis, o “perturbador” do meio
de aprendizagem, expõe a mesma que à luz da teoria de Piaget, “o pensamento do
ser humano não convive o desequilíbrio”, e o professor pode ser o “desafiador”,
aquele eu traz o desequilíbrio, ou seja, pode desafiar o aluno para aprender,
tendo em mente ainda que poderá, o professor, não se limitar à bibliografia
inserida em um tablet, e sim
respeitar o funcionamento e a variação da capacidade cognitiva dos alunos.
Inclusive, Lopes (2016), também
aborda o fato de que não são suficientes as mídias digitais para que o
professor, em sala, se ampare nas mesmas para viabilizar o aprendizado, é
preciso provocar o professor, e expõe que embora os professores tenham sido
expostos às mídias digitais, o uso das mesmas não era garantido.
Entendo, assim, que ambos convergem
para o entendimento da sensibilização para o uso de tecnologias como elemento
catalisador ou facilitador do aprendizado somente a partir, tanto da sensibilização
do aluno, como do próprio docente.
É interessante também observar
que, de comum, a forma como o aluno não é “provocado” em sala, também reproduz
um distanciamento do próprio professor ao uso da tecnologia para educar.
E, em um ambiente cuja contexto que
se caracteriza como uma inteligência coletiva, a qual não se atém como uma
posse de conhecimento mas uma construção e aquisição de conhecimento, como
afirma Jenkins (2009), o aprendizado nesta cultura, deve ser estimulado através
da mediação posto que o dinamismo do contexto opera de maneira constante, e
cada vez mais rápido.
A Internet, por exemplo, mudou e
se apropriou de uma atenção, a partir da capacidade de “provocação” constante
do indivíduo, com mais capacidade, com mais conteúdo, com mais inovação,
conforme expõe ambas as versões da música “Internet”, pelo cantor e compositor
Gilberto Gil, se antes a “web” era
fonte de consulta, agora, é fonte de construção.
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