terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Cyndi Torres


Cultura Digital por Cyndi Torres.


É fantástico o mundo paralelo chamado digital, onde existe toda uma politica, cultura e ideologia e todo esse espaço podemos entrar deixar nosso conteúdo único e sair levando conhecimento também uma verdadeira troca desenfreada de informações. Tanto que sofremos com as famosas "fake news" por não saber bem ao certo a fonte das noticias e da onde iniciaram. Essa cultura digital é rápida e se compara ao famoso ditado "ninguém segura é como água descendo o morro"  não sabemos de onde vem mais todos nos vivemos esse misto. O tempo é tão veloz que 0,15s em um post do App Instagran, é algo normal e rotineiro. A informação esta na palma de nossas mãos com celulares. tablets, tv smarts e computadores. Tudo vive em torno de um wi-fi, "e qual é a senha do wi-fi senhor (a)?" .
Lévy trabalha com dois conceitos importantes: inteligência coletiva e ciberespaço. No que tange à inteligência coletiva, defende que todos os indivíduos têm a sua própria inteligência acumulada em suas vivências pessoais e que deve ser respeitada por isso. Reitera que ela serve como um modo de interação social, por ser capaz de criar uma espécie de democracia em tempo real, dadas as suas constantes possibilidades de interação entre os pares. E com relação ao conceito de ciberespaço salienta que, muito mais que um meio de comunicação ou mídia, trata-se de um espaço de reunião de uma infinidade de mídias e interfaces

No meio de tantas informações há aqueles que geram - formam opiniões no mundo virtual (inteligencia coletiva) que espalham desde dicas, videos e experiencias. Quem nunca entrou em um Hashtags para ver dicas e pessoas com seu mesmo gosto? Todos nos que consumimos informações e criamos elas também.  As hashtags viram hiperlinks dentro da rede, indexáveis pelos mecanismos de busca (Facebook e Instagran os mais usados)






Um ponto que podemos falar são os  Influencer que levam informações a todos os públicos - um grande meio de cultura participativa. Lévy, entendendo o ciberespaço com um fato concreto na contemporaneidade, prova que é possível aprender e ensinar a partir dele.



Nosso poeta/cantor nos mostrou o quanto as ferramentas mudam e se tornam rapidamente obsoletas, esse é o mundo digital que hoje esta em alta ago e amanhã se torna inútil. Assim, como whatsapp  como viver sem esse app hoje, um dia sem ele o mundo para e o caos se aloja em nos. Engraçado mais é algo real.

" eu envelheço e o mundo se torna jovem" Gilberto Gil  - mundo digital e a sua cultura não param porque todo o momento existem criadores e criaturas que vivem a tecnologia.
_________________________________________________________


Aluna: Cyndi Monique Vieira Torres
Curso: Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - Joinville 

Nenhum comentário:

Postar um comentário