segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Aline Negri


O que é Cultura Digital
Segundo a Wikipedia, a palavra 'digital' refere-se a dados usados como uma contagem discreta. Atualmente, a palavra é usada em computadores e em aplicações electrónicas, especialmente quando a informação do 'mundo-real' é convertida num sistema binário. Trata-se de uma definição simples que reúne um conjunto complexo de fenómenos que, por sua vez, desencadearam o simulacro virtual (realidade virtual), a comunicação instantânea, a proliferação dos media e a conectividade global que constitui muita da nossa experiência contemporânea e que se aplicaram no filme digital, nos efeitos especiaisdigitais, na televisão, na música electrónica, nos jogos de computador, na multimédia, na Internet, na World Wide Web, na Wireless Application Protocol (WAP), na representação do genoma humano e em manifestações artísticas e culturais como o cyberpunk, o tecno, a new typography, a net.art, entre outras.
Em outras palavras podemos definir como cultura digital as transformações que estamos passando em relação às mudanças com as tecnologias. A junção da cultura com o digital que tem se tornado tão importante para a relação nos dias de hoje. Relação pessoal e profissional. Com isso a forma de nos comunicarmos ficou mais fácil e rápida. Hoje muitas casas possuem internet, computadores ou smartphones e com isso, a comunicação que antes era por pombo correio, transporte á cavalo, carta, telégrafo entre outros que demorava dias para chegar ao destino, hoje com a digitalização da comunicação, um recado, uma conversa, um texto, um trabalho pode chegar ao destino em questão de minutos. Trazendo uma troca de informação mais rápida e agregando conhecimento ao dia-a-dia das pessoas, e mais conhecimento. Todas as formas de se comunicar e relacionar por meio das novas tecnologias que estão em constante mudança e fazem parte do mundo contemporâneo são possibilidades de construção da cultura digital.
No contexto geral, o conceito da inteligência coletiva foi criado a partir de alguns debates realizados por Pierre Lévy relacionados às tecnologias da inteligência. Caracteriza-se pela nova forma de pensamento sustentável através de conexões sociais que se tornam viáveis pela utilização das redes abertas de computação da internet. O conceito de inteligência coletiva possibilita o compartilhamento da memória, da percepção e da imaginação, resultando na troca de informação e conhecimentos e na aprendizagem coletiva. 
A inteligência coletiva, cultura participativa e convergência de meios, se dá pela forma de pensar e compartilhar seus conhecimentos por meio de recursos mecânicos como a internet e com meios de comunicação digital que tanto tem se dissipado nos dias de hoje, ganhando força a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, compartilhadas por toda a sociedade.
A forma como nos adaptamos ao novo conceito de vida, mais moderna, repleta de informação, tecnologias e novas formas de ver o mundo, faz com que os comportamentos mudem constantemente, criando uma inteligência e uma interação coletiva entre os seres.
Com todas essas mudanças, Gilberto Gil nos dá um exemplo em trechos de suas músicas, uma escrita em 1996 e outra em 2006 já com nítida expressão de mudança em nosso comportamento em virtude das mudanças que enfrentamos com o avanço das tecnologias.
Trecho da Musica em 1996. Abaixo percebemos que ele tinha a expectativa de criar um website, algo pouco conhecido e explorado. Tudo muito novo e ainda no campo da aprendizagem. Isso se daria com o tempo e com o trabalho coletivo de aprendizagem.

“ Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes . . . “

Já no trecho da música em 2006 podemos perceber algumas mudanças na forma como ele se expressa. Mesmo com pouco tempo para tantas mudanças, se percebe a necessidade de adaptação às novas formas tecnológicas do mundo moderno. E essa é uma crescente a cada dia. Mesmo com a necessidade de adquirir conhecimento, de se adequar as necessidades de conhecimento de mercado em cada área especifica, nos vemos com a necessidade de nos adaptarmos e aprendermos também sobre essa nova forma de aprendizado tecnológico.

“ Criei meu website 
Lancei minha homepage 
Com 5 gigabytes 
Já dava pra fazer 
Um barco que veleje . . . “

E assim com todas as mudanças, vemos que Pierre Lévy traduz isso de forma muito inteligente e humana. Ele vê as transformações de uma forma ao qual nunca devemos esquecer que por trás de tudo está o conhecimento humano, individual e coletivo, ao qual se traduz a inteligência coletiva. Ele descreve o ciberespaço ou cibercultura uma nova forma de comunicação e nesse crescimento se dá orientado por três princípios fundamentais: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. A troca de informação e interação entre os seres, independente de onde se localizam, é um princípio básico do ciberespaço.

Já a inteligência coletiva é a troca de saberes compartilhada em suas infinitas diversidades. A forma de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas independente de sua formação ou interesse de conhecimento. Uma citação importante de Lévy sobre esse assunto diz: “É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que, ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa”.

Em tudo abordado, podemos dizer que mesmo com toda a evolução do mundo digital e moderno, o ser humano sempre necessitará da troca de informação entre si e assim absorver o que irá ajudar no melhor desenvolvimento profissional e pessoal.

Bibliografia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário