Neste século, em que vivenciamos uma revolução tecnológica após
o surgimento do rádio, telefone, televisão, computadores, celulares,
smartphones... tecnologias que nos permitem ouvir e visualizar textos, imagens
em velocidade e em tempo real , também se percebe a necessidade de administrar
todas estas tecnologias para o aperfeiçoamento da educação.
A sociedade atual convive em uma cultura digital. Podemos
assim afirmar, pois a cultura de um povo é formada pelas ações das pessoas que
constituem uma determinada sociedade. Tendo o homem criado as tecnologias e
passado a inseri-las em suas vidas, em seu local de trabalho, na vida afetiva, aplicando
na aprendizagem pedagógica, buscando integrar a realidade com o mundo virtual, passa
a vivenciar uma cultura digital, interagindo sua vida com as tecnologias
digitais.
O desenvolvimento dessa cultura digital permite o acesso da
sociedade ao conhecimento de uma forma muito veloz, as informações estão
disponíveis em mídias que estão ao alcance da grande maioria da população. A
facilidade na comunicação permite a sociedade exercer a troca de conhecimentos,
e com isso criar novos saberes.
Cada ser adquire no decorrer de sua vida conhecimentos
próprios, que compartilhados com os demais através das mídias permite a criação
do que pode-se chamar de Inteligência Coletiva. Assim, Inteligência Coletiva é
mais do que a simples formação de conhecimentos, é junção de diversos
conhecimentos (Inteligências) que constroem um conhecimento social coletivo,
mais amplo e abrangente.
Essa troca de saberes e a adesão popular a Internet,
transformou a sociedade que antes era mera receptora em criadora. Surgiu uma Cultura Participativa, na qual o individuo pode adquirir, produzir, ampliar e
compartilhar conhecimentos e idéias.
A troca de saberes causada pela ação humana junto aos meios
de comunicação, tem incentivado a Convergência dos Meios. Os diversos meios de
comunicação passam por processos através dos quais se absorvem tecnologias permitindo
assim a criação de novas mídias, através da convergência dos meios, várias
mídias podem ser hoje encontradas na internet, graças a ação humana junto aos
meios.
O cantor Gilberto Gil, em sua música Pela Internet em 1996 e
em sua nova versão 20 anos mais tarde, nos relata um pouco da transformação
tecnológica e digital vivenciada pela sociedade. Em 1996 muitas mídias já eram
utilizadas (web site, home-page, e-mail, site...) e a troca de saberes já
acontecia, já se tornava necessária culturalmente pelo povo (``promover um debate,
juntar via internet, entrar na rede para conectar``). Já na segunda versão da
música a letra deixa nítida a evolução das mídias, o antes citado disquete,
hoje faz parte do passado. A modernidade e a cultura digital estão representadas
em vários dizeres (``loja virtual, instagram, whats app, facebook, waze...``).
O filósofo, sociólogo e pesquisador Pierre Lévy defendia que
todos os indivíduos possuem inteligência própria adquirida no de correr de sua
vida e que as mídias permitem através da cultura participativa a interação com
outros indivíduos e seus conhecimentos, permitindo assim a criação da
inteligência coletiva.
Segundo Lévy, o principal objetivo das interações de
conhecimentos é promover amplas conexões entre os indivíduos participantes,
resultando desta inteligência coletiva na construção de novas idéias, surgindo
assim o que Lévy conceituou por cibercultura.
O sociólogo descrevia a cibercultura como um movimento social
e cultural que estabelece uma nova relação entre o conhecimento e o saber. Possibilitando
a criação de novas formas de comunicação, de aprender e ensinar. Afirma ainda que em um
ciberespaço a interação entre os usuários, permite que o indivíduo não só
adquira conhecimentos, mas que este também os compartilhe.
Dentro dos conceitos
aqui abordados pode-se afirmar que a cultura digital está presente e em pleno
desenvolvimento. Para nós que estamos nos preparando para sermos difusores de
conhecimentos, se faz extremamente importante acompanhar o desenvolvimento
tecnológico e conhecer formas de incluir os meios digitais como aliados no
aprendizado.
Adriana Regina Fritzen
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