Entende-se como Cultura Digital como
a mudança da cultura (civilização). Nós falamos uma linguagem 0 e 1 no
computador de acordo com o vídeo da entrevista, e a tecnologia muda e se
desenvolve de maneira rápida. Antigamente precisava-se especializar em
determinada área e isso blindava muito as pessoas, os profissionais, pois eles
ficavam ‘retidos’ somente àquela área e informação. Como a cultura digital
requer velocidade e tempo, esses profissionais precisam aderir a essa nova
cultura, pois ela traz maior rapidez, agilidade, diversidade de informações. Os
profissionais hoje também devem saber fazer perguntas aos seus alunos com o
intuito de desafia-los a pensar e pesquisar, pois as informações estão em todas
as partes de maneira rápida.
Como conceitos de Inteligência
coletiva, podemos dizer que é a forma de um debate online, digital, onde o
grupo tem conhecimento como um todo de
forma mais complexa e não apenas uma punica opinião. Os acontecimentos globais
são filmados e publicados atraindo a atenção de todos e formando opiniões em
tempo real.
Como Cultura participativa,
podemos dizer que é a participação que cada pessoa acrescenta ao site, rede
social, fazendo a troca de saber e experiência sobre determinado assunto ou
tema abordado.
Como Cultura Convergência de Meios,
podemos dizer que são os acontecimentos diários de cada pessoa, que são jogados
nas mídias ou redes sociais, para conhecimentos e visualização de todos ou quem
queira ver.
Se referindo as letras da música
apresentada pelo Cantor Gilberto Gil, mostra muito bem a diferença com a qual
se pensava no ano de 1996, quando pela primeira vez se lançava uma música ao
vivo e em tempo real via interne e atualmente. Na primeira versão ele tinha uma
visão futurista, como poderiam ser as coisas, com limitações para a época,
envio de cartas via correio, demora das informações, de localizações, preço que
se pagava por coisas palpáveis.
Na versão de 2018, o mesmo falava
em nuvens (para guardar informações) e não nuvens que poderiam ser vistas no
céu. Drones, Iphone, cada dia mais e mais invenções, restaurantes e pratos que
podem ser pesquisados na internet e não
mais em ir a um restaurante. Rapidez e agilidade para encontrar
determinados caminhos. Que estamos presos as redes, pois ‘dependemos’ das redes
e mídias sociais, informações atualizadas a cada segundo.
Quanto a Cultura Cibercultura e Inteligência
Coletiva para o autor Pierre Lévy, é um conjunto de técnicas, práticas e
atitudes, modos de pensamentos e valores que desenvolvem com a tecnologia. Informações que podem ser levadas com rapidez
e eficiência para quem também queira aprender algo novo.
Rosângela Pignatel
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