sábado, 16 de fevereiro de 2019

Cultura Digital - por Paulo Ricardo de Carvalho


Cultura Digital por Paulo Ricardo de Carvalho
Primeiro devemos entender que cultura está ligado à um povo pelo seu conhecimento, suas artes, leis, crenças, hábitos e costumes. A cultura digital é o prolongamento desta cultura inserida no meio digital.
Com essa inserção no meio digital e o compartilhamento pelas redes sociais, inicia-se uma participação das pessoas interessadas naquele assunto levando a iniciativa de novas ideias e sugestões. A inteligência coletiva leva a mobilização dos usuários da internet para a busca de soluções, criticas, fake News e mobilização da opinião pública.
Segundo Henry Jenkins, a convergência de meios pode partir através da comunicação, onde a interação entre os usuários para a adaptação na internet buscando a interação entre as sociedades e tipos de usuários identificando e buscando meios de agregação de informações e a participação de todos. Com isso temos uma interação maior entre os participantes de um grupo de pessoas buscando a solução de problemas comuns.
A musica é um dos meios e é fundamental para essa interação. É previsível a mudança e significado de palavras na internet. Com o passar dos anos os diálogos mudam, aparecem novos meios de interação e alguns termos tornam-se obsoletos tanto tecnológico como a palavra em si. Analisando a letra da musica de Gilberto Gil percebemos claramente essa afirmação.
A utilização de sites de interação como Facebook, Twitter, What`s app, Instagram e tantos outros aplicativos que possibilitam a comunicação bem como a possibilidade mais segura de guardar maior quantidade de dados e informações na nuvem ou pendrive do que em disquetes. O uso do e-mail está quase tanto como obsoleto, não deixou de existir porque é utilizado como comunicação entre pessoas físicas e jurídicas. A possibilidade de deslocamento e localização de regiões, estados e países utilizando o Google Maps e Waze é comum inclusive adaptado em mídias automotivas e agora temos um aplicativo não incluído na letra da musica que é o Uber, onde a profissão do taxista está se tornando obsoleta e outras surgindo.
Com isso que foi relatado, Pierre Levy considerou que a utilização do ciberespaço e seu crescimento através da comunicação que surge na intercomunicação dos computadores dando o surgimento da cibercultura.
Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” (LÉVY, 1999, P. 15).
Essa conexão estabelecida por Lévy entre a possibilidade de interação entre os usuários da internet e os aplicativos gerando um consciente coletivo onde existe a formação de uma cultura diferente e igual para todos, pois atrás de um computador todos são iguais, mas os destinos diferentes, isso levado ainda pelo avanço e inclusões de novas mídias digitais. O futuro nos levará a um caminho sem volta, onde a participação do coletivo será digital. O usuário será interativo.

Por Paulo Ricardo de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário