Muito
se ouve falar em estarmos imersos na era digital, na “cybercultura” e em
interligação entre pessoas, próximas ou distantes, através da rede de Internet.
Na educação outro não é o cenário, vez que neste meio também vislumbra-se essa
nova era de tantas mudanças e revoluções na forma de se comunicar e interagir
com o outro. Podemos chamar esse novo contexto de cultura digital o que trouxe
à tona três novos conceitos complementares e juntos melhor podem defini-la
melhor, quais sejam: Convergência de Meios, Cultura Participativa, e
Inteligência Coletiva.
Essa
conceituação, conforme Martín-Barbero (2004), nada mais é do que uma modalidade
de cultura inundada pelas tecnologias que remetem a novas sensibilidades e
escritas. Permitindo, desta forma, o surgimento de outras várias formas de
comunicação estas incluídas em nossa realidade, especialmente, pelos jovens que
experimentam uma empatia feita não só de facilidade para se relacionar com as
tecnologias audiovisuais e informáticas, mas de cumplicidade expressiva.
Por conta
dessa nova realidade a área da comunicação ganha cada vez mais destaque no
universo das ciências e nas interfaces com a educação. Alguns estudos destacam,
inclusive, que o sistema de ensino precisa se reinventar, o que também pode ser
facilmente evidenciado através da realidade vislumbrada em classe.
Essa realidade pode ser
percebida através da música “Internet” gravada originalmente por Gilberto Gil
em 1966 e regravada, com alterações em alguns termos, 20 anos depois. A nova
versão retrata as modificações que esta nova era nos trouxe e todas as
facilidades e necessidades que vieram com ela.
Acadêmica: Mariane Pereira Kulkamp Della Giustina
Polo: Braço do Norte
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