segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Bruno C. Calegaro

O conceito de cultura está relacionado à arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos adquiridos por uma sociedade. A cultura digital surgiu com o crescimento da internet e revolução dos meios de comunicação, e se refere ao mesmo conceito de cultura, mas ambientado dentro dos meios digitais. A cultura digital continua a evoluir e já está enraizada na nossa sociedade. Podemos dizer que hoje a sociedade vive em rede.

Nessa sociedade “conectada”, vivenciamos um maior compartilhamento de informações e comunicação entre as pessoas. Isso permite que o indivíduo deixe de ser passivo, um mero espectador, e possa criar e compartilhar suas experiências. Hoje eu posso aprender como trocar o chuveiro elétrico da minha casa, assistindo vídeos de diferentes pessoas no YouTube, ao mesmo tempo, posso publicar uma foto linda da minha casa (que por experiência própria foi publicada numa revista de decoração.). Ou seja, eu posso acessar novas informações mas também posso produzir novos conhecimentos.  Essa forma de compartilhar e trocar experiências na internet resulta em uma inteligência coletiva e a colaboração das pessoas passa a ser uma cultura participativa. Ademais, a internet permite quebrar barreiras físicas e geográficas, logo juntos podemos criar, modificar e produzir novos conhecimentos em diferentes meios midiáticos (vídeo, foto, texto, entre outros).
Essa expansão dos meios de comunicação, acesso a informação e troca de experiências pode ser compreendida através da música de Gilberto Gil “Pela internet 2”. Na primeira versão da música, lançada 20 anos antes em 1998, vemos sua empolgação e grande expectativa frente a internet. Nota-se palavras como criar, fazer, aproveitar a vazante da “informaré” e “eu quero entrar na rede”. Já na segunda versão vemos que ele já criou, já fez e que na verdade parece meio perdido em tantas informações novas: “Anitta, Arnaldo Antunes, eu não sei mais quem”,  “é zap-zap, é like”, e também cita diversos aplicativos “Whatsapp, Facebook, Facetime”. “Eu tô preso na rede”, como Gilberto fala, evidência como a sociedade se encontra hoje, muito mais ligada aos meios digitais. Outrossim, a cultura digital está cada vez mais envolvente ao nosso dia a dia.
Segundo Pierre Lévy, ciberespaço é um espaço de reunião de diversos tipos de mídias E interfaces. Isto é, além das mídias como televisão, rádio ou jornal, encontram-se presentes espaços de iteração entre as pessoas como chats, fóruns, blogs, entre outros. Nesse contexto, Lévy aborda o conceito de cibercultura e sua ligação com o ciberespaço. Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” (LÉVY, 1999, p. 15). Ou seja, com advento de novas tecnologias e novos meios de comunicação, surgiram novas transformações em nossa sociedade de maneiras que nunca pensaríamos. O que a anos atrás poderia ser ficção científica, como falar com alguém do outro lado do mundo com um aparelho no seu bolso (Smartphone/Skype ou Whatsapp), se torna realidade hoje e transforma nossa sociedade. Outro ponto importante de Lévy é que ele defende que os indivíduos tenham suas próprias experiências, inteligência, opiniões e crenças. Através dessa diversidade encontramos uma forma de democracia digital e devemos respeitar isso. Concordo com ele pois essa produção coletiva de conhecimento através da interações de diferentes tipos de pessoas, é facilmente possibilitada no ciberespaço e pode trazer resultados ricos e diversificados.

https://www.significados.com.br/cultura/
http://revistapontocom.org.br/artigos/a-cultura-digital
http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/resenhas/2010/edicao_3/3-cibercultura-pierre_levy.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário