quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Josemeri Coelho


por Josemeri Coelho


A cultura digital nada mais é do que ter acesso a tudo (ou quase tudo) “na ponta dos dedos”, ou seja, ao alcance das mãos e de maneira rápida e cômoda, sem precisar sair do lugar.
É uma cultura permeada pelas tecnologias que permite novas formas de comunicação, principalmente entre os jovens, que experimentam uma empatia feita não só de facilidade para se relacionar por intermédio das tecnologias audiovisuais e informáticas, mas de cumplicidade expressiva através de seus relatos, imagens e sons e é através desta linguagem que eles encontram seu próprio idioma e ritmo.
inteligência coletiva, por sua vez, pressupõe que todos contribuem com a construção do conhecimento. Se contrapõe à ideia de que apenas um sabe e reforça o ditado que “duas cabeças pensam melhor que uma”. A inteligência coletiva é consolidada pelo coletivo, sendo um exemplo de construção que se sustenta dela o site wikipedia.  
A cultura participativa denota a participação ativa do invíduo, que não mais apenas lê, mas pode e expressa seu ponto de vista, seu aprendizado, compartilha sua opinão com os usuários da mesma plataforma tecnológica.
A convergência de meios pressupõe a utilização de vários meios para o atingimento de um fim específico. Ocorre quando o cidadão se utiliza de meios tecnológicos para interagir em seu habitat social. A digitalização é o processo que criou condições para que fosse possível a convergência de meios. Esta, por sua vez, possibilita novas formas de participação e elaboração. A convergência de meios permite que o consumo das mídias seja transformado em produção. Por exemplo; plataforma judicial, onde hoje praticamente todos os processos são digitais. Analisando os 20 anos passados entre a primeira e a segunda versão da música de Gilberto Gil “Pela Internet”, podemos observar o quanto já mudou a cultura da era da informação para a era digital.

1996
2018
OBSERVAÇÃO
Criar meu web site
Fazer minha homepage           
Criei meu web site
Lancei minha homepage
Se há 20 anos atrás cogitava-se aderir à cultura digital, hoje é raro encontrar alguém que não esteja inserido nela, principalmente quem tem um papel social urbano ou que atende às demandas urbanas, há de manter atualizadas suas plataformas digitais, pois hoje são as fontes de informação mais acessadas.   
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Meu novo website 
Minha nova fanpage 
Agora é terabyte 
Que não acaba mais  
Por mais que se deseje 
Se o desejo agora é navegar 
Subindo o rio tejo tenho como achar 
Num site de viagem a melhor opção 
Com preço camarada bem no meu padrão 
Se é música o desejo a se considerar 
É só clicar que a loja digital já tem 
Anitta, arnaldo antunes, e não sei mais quem 
Meu bem, o itunes tem 

De a a z quem você possa imaginar 
As mudanças são tão rápidas que há necessidade de atualização de layout, imagens e informações constantemente para acompanhar as novidades, que são compartilhadas a nível mundial e a variedade de produtos comerciais, quer sejam eles culturais, como livros e músicas, quer sejam pacotes turísticos, é disponibilizada de modo a ser acessível para quase “todos os bolsos”, chegando a ser gratuitos.

Eu quero entrar na rede 
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Estou preso na rede 
Que nem peixe pescado 
É zapzap, é like 
É instagram, é tudo muito bem bolado 
Se há 20 anos existia dificuldade ainda em acessar a internet, hoje a dificuldade é sair dela.
Antes promover um debate com direito a plateia do outro lado era um sonho a ser alcançado, hoje as novas formas de interação estão cada vez mais fáceis de acessar, ágeis e sedutoras, visto que promovem a interação entre os indivíduos.
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
O pensamento é nuvem 
O movimento é drone 
O monge no convento 
Aguarda o advento de Deus pelo iphone 
Antes havia a constante preocupação com vírus e segurança nos acessos, hoje os programas de proteção tornam o acesso seguro a ponto de podermos gravar nossos textos, áudios, vídeos, etc. em arquivos online que ficam armazenados em nosso provedor de e-mail, sem a necessidade de ocupar espaço no nosso PC (computador pessoal). Há sempre novas tecnologias, algumas através da junção de duas ou mais tecnologias, como o drone, que propõe a captura de imagens através de um robô dirigido por controle-remoto. A pesquisa dos mais variados assuntos está cada vez mais fácil, pois a inteligência coletiva é uma cultural em movimento e expansão diária.  
Eu quero entrar na rede para contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um videopôquer para se jogar
Cada dia nova invenção 
É tanto aplicativo que eu não sei mais não 
What’s app, what’s down, what’s new 
Mil pratos sugestivos num novo menu 

É facebook, é facetime, é google maps 
Um zigue-zague diferente, um beco, um cep 
Que não consta na lista do velho correio 
De qualquer lugar 
Waze é um nome feio, mas é o melhor meio 
De você chegar
Hoje em dia a internet permite o contato com pessoas de praticamente todos os lugares e, além de poder ser usada para auxiliar órgãos governamentais, através de sugestões e denúncias, há a cada dia novas possibilidades de aplicativos tecnológicos que facilitam o cotidiano do indivíduo, tornando mais cômodo. Acessa-se, pela internet, desde a conta bancária até o menu da lanchonete da esquina muitas vezes, isso sem contar nos aplicativos para chamar um traslado ou os via satélite para traçar um mapa e orientar ao motorista, através de áudio, qual o caminho menor para chegar ao destino.


Se de um lado essa facilidade e comodidade toda torna as vidas das pessoas mais fáceis, sem necessidade de se locomoverem para comprar ou pagar por produtos, por exemplo, dentre tantas outras possibilidades, de outro lado isso nos leva a refletir sobre a qualidade de vida dos indivíduos que tendem a ficar cada vez mais sedentários nesta era da cibercultura, caso não saibam usar bem o tempo que lhes sobra.
Ainda sobre a inteligência coletiva, vale lembrar, nas palavras de Lévy, que “ela só progride quando há cooperação e competição ao mesmo tempo”. “É do equilíbrio entre a cooperação e a competição que nasce a Inteligência Coletiva”. Para exemplificar, Lévy citou a comunidade científica, capaz de trocar idéias (= cooperar) porque tem a liberdade de confrontar pensamentos opostos (= competir) e, assim, gerar conhecimento.
Ainda mais, para Lévy, se as pessoas (não) ajudam a reprodução de conhecimento, este lhe será totalmente (des) favorável. De outro modo, se as idéias (des) favoráveis são mantidas e disseminadas, a população (não) se reproduz, ou seja, “quem cala consente” e não pode reclamar depois, pois a oportunidade está posta a praticamente todos. O papel da internet é fundamental para o funcionamento desse sistema. “O ciberespaço é a principal fonte para a criação coletiva de idéias, de forma que elas sejam usadas para o bem de todos, através da cooperação intelectual” concluiu Lévy.
A conexão cada vez mais densa entre os indivíduos realmente contribui para ações coletivas, desde o compartilhamento do conhecimento útil até projetos de leis de iniciativa popular, etc, entretanto, há muito ainda o que pensar, pois todas as questões polêmicas e importantes que surgiram com o advento em massa da internet envolvem–se diretamente com a inteligência coletiva: direitos autorais, educação à distância e jornalismo online são alguns dos assuntos relacionados à expansão do ciberespaço que merecem destaque nesta seara.        
Enfim, como em tudo neste mundo, há sempre os prós e contras, no entanto, em se tratando de tecnologia, fato é que não se pode voltar atrás. A tendência é avançarmos cada vez mais no uso das ferramentas cibernéticas para nossas atividades, portanto, que aprendamos a usar a cibercultura a nosso favor, tanto individualmente quanto coletivamente.
Josemeri de Sousa Coelho
Estudante de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica
Pólo UAB – IFSC – Jaraguá do Sul                

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos – por Murilo Oliveira Hoffmann


Meu nome é Murilo, sou graduado em Administração e Especialista em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE. Atualmente, exerço a função de auxiliar administrativo em uma empresa familiar de autopeças e manutenção mecânica de veículos pesados (caminhões e ônibus), situada na cidade de  Orleans-SC. Entre as atividades  desempenhadas estão: atendimento ao cliente, análise de crédito, compras, vendas, faturamento, cobrança, gestão de estoques, controle de ponto, entre outras atividades relacionadas a rotinas administrativas. Além de finanças, gosto muito da disciplina de gestão estratégica, área esta em que gostaria de lecionar futuramente.



UDEMY - O novo assistente administrativo


O curso tem como objetivo atualizar e capacitar pessoas que trabalham ou que buscam recolocação no mercado de trabalho, na área administrativa. São apresentadas novas tecnologias, novas exigências do mercado para assistentes administrativos, processos financeiros, de RH e o funcionamento de uma empresa. 


 


VEDUCA – Fundamentos de Administração


O conteúdo do curso aborda as metodologias e descrições das principais áreas funcionais da administração, como Planejamento, Organização, Direção e Controle. E também um estudo da Administração sob o olhar histórico e o contexto atual das organizações, que auxiliará a compreender o papel do administrador dentro das organizações e as diferentes teorias e metodologias que embasam o processo administrativo.


 


UDEMY - Gestão Administrativa e Financeira para empreendedores


O curso tem como objetivo capacitar o empreendedor a organizar os controles administrativos e financeiros da sua empresa, pois aprenderá o passo a passo de como elaborar os controles fundamentais para uma boa gestão administrativa e financeira.


 


COURSERA – Estratégia de negócios


Esta especialização abrange tanto a dinâmica quanto os aspectos globais da gestão estratégica. Com cases de empresas líderes como Disney, Microsoft e Zappos, o aluno aprenderá como acompanhar a evolução do setor, construir e sustentar a vantagem competitiva, formular e avaliar estratégias de negócios e alinhar os esforços à estratégia organizacional.

Cultura Digital Por Liliana de Oliveira


A cultura digital, está totalmente ligada  com a tecnologia, com as inovações do mundo moderno , ela está presente na vida de todos, independentemente de classe social.
Estamos presos na rede, tudo o que precisamos, está na lá, para marcar uma consulta, fazer uma compra, fazer uma viagem, qualquer coisa que vamos fazer precisamos de alguma forma usar digitalmente alguma ferramenta tecnológica,  ou nos adaptamos ou ficamos um peixe fora da água.
Podemos participar como e quando quisermos,  podemos acessar tudo o que está disponível, e nos relacionarmos com todos os tipos de integrantes e assuntos.
Na musica de Gilberto Gil, eu me encontrei bastante nela, em 1996 foi exatamente o ano que entrei na faculdade, em 1997 tive acesso ou primeiro computador( que não era meu), era exatamente como diz a musica, vou citar um professor de Direito Tributário, Sr. Tonico Lemos de Freitas, em suas aulas, que ele “ditava” o conteúdo e nos escriámos, era assim, que segundo ele nós memorizaríamos a matéria. Seus trabalhos, me lembro bem do primeiro deles, pediu um resumo da constituição, e que deveria ser “manuscrito “ ou datilografado” de no mínimo 20 folhas,(quase morri, fiz datilografado). Outra coisa sempre que viajo me lembro dele, Ele dizia que a tecnologia iria avançar tão rapidamente, que a polícia rodoviária, nem ia precisar ficar mais na pista, eles teriam um aparelho que conseguiria medir a velocidade de nosso carro há mais de 20 KM de distância e que isso aconteceria em menos de 5 anos. Não parece muito tempo, mas realmente houve uma evolução tão rápida, que quando olho de como aprendi as coisas e de como elas estão hoje, me assusto, começo a acreditar que devo ter mais de 60 anos.

Liliana de Oliveira

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Claudinice Carla Bertotti

Minha Profissão e os recursos educacionais abertos por Claudinice Carla Bertotti

Desde que me conheço por gente, aprendo, executo e ensino telecomunicações.
Minha formação começou em 1986, aos meus 15 anos, no Curso Técnico em Telecomunicações do CEFET-Pr.
Já aos 17 anos comecei a atuar como estagiária no então sistema Telebrás e antes de formada, já atuava como auxiliar técnica na área de transmissão de dados.
Por 3 anos, tive a oportunidade de conhecer uma fábrica de desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações na Alemanha e, ao regressar e voltar ao mercado de trabalho brasileiro, já nos primeiros passos da internet, comecei a trabalhar com equipamentos (implantação e suporte técnico) de banda larga.
Concomitantemente retomei os estudos e me formei Tecnóloga em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José, aonde também atuei, depois de formada como professora substituta na área de redes de computadores para os cursos técnico e tecnólogo telecomunicações.
O ambiente educacional também me permitiu me sentir muito à vontade, então especializei-me em educação interdisciplinar, após a experiência como professora.
Agora, depois de 30 anos atuando na área de comunicação de dados e redes de longa distância de computadores, gostaria de contribuir com o ensino técnico profissional e vejo com muita alegria, as união das áreas em que até hoje atuei, possibilitando o compartilhamento e chegada de educação e informação em um longo alcance geográfico, através dos recursos educacionais abertos e dos cursos massivos online.
E grata foi a surpresa em encontrar, em todas as 5 sugestões de MOOCs, cursos correlatos a minha área,à saber:
Em Udemy.com, Redes de Computadores para iniciantes – assunto básico para todo profissional que deseje iniciar na área de computação;
já um passo mais avançado, mas também importante na formação do profissional técnico ou superior em redes de computadores, em Coursera.org, o curso Computer Networking;
Mais específico, em aprofundamento em um tópico que atualmente atende o mercado de telecomunicações chegando na casa de quase todos os usuários, o tema Planta Externa – Infraestructura en Telecomunicaciones em Miriadax;
De uma forma mais ampla, que pode entregar importante ferramental na administração de recursos, equipamentos e equipes para atuação no campo de informática, encontrado em Veduca.org, o curso de Gestão de Projetos tem grande valia ao aluno e futuro profissional técnico;
E por fim, pensando e se preparando para o futuro, cursos e professores que desejem preparar profissionais para o mercado das tecnologias de informática e telecomuncações, um curso que introduz e aponta possíveis caminhos por onde podem seguir a Internet das coisas, no curso, Getting started with the internet of things iot em Edx.org.
Lançar mão dos recursos que o ambiente multi-mídia permite para o ensino-aprendizagem enriquece imensamente a produção dos frutos da educação.

Para saber mais:






Cultura Digital por Katiani da Cunha Ramos


Cultura Digital: Aproxima-se de outros como sociedade da informação, cibercultura, revolução digital, era digital. Cada um deles, utilizado por determinados autores, pensadores e ativistas, demarca esta época, quando as relações humanas são fortemente mediadas por tecnologias e comunicações digitais.
Inteligência Coletiva: é um conceito de um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades, a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuo das pessoas.
Cultura Participativa: é uma expressão designada para representar a forma como a sociedade contemporânea desde o surgimento e adesão popular da Internet tem se distanciado cada vez mais da condição de receptora passiva. Produzir conhecimento e disseminar informações e idéias tornou-se uma realidade recorrente.
Convergência Midiática  e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto.
A música Pela Internet, a era digital era desconhecida, a dimensão que tomou “é tanto aplicativo que eu não sei mais não” não se esperava. Como a internet alterou o nosso tempo, a interação com as redes sociais, a comunicação de forma rápida, o impacto social.
Estamos passando por um processo de universalização da cibercultura, na medida em que estamos dia-a-dia mais imersos nas novas relações de comunicação e produção de conhecimento que ela nos oferece.



Katiani da Cunha Ramos

Cultura Digital por Fabricio Bizotto

Podemos considerar cultura digital como uma cultura contemporânea da revolução digital, onde as relações humanas são mediadas por tecnologias e comunicações digitais. Na área da educação, a cultura digital já é uma realidade. Contudo, não estamos falando em distribuir tablets e computadores aos alunos, mas sim em criar estratégias criativas para que os alunos aprendam utilizando ferramentas tecnológicas.

Neste contexto, temos também três temas que merecem destaque: a inteligência coletiva, a cultura participativa e convergência:
  • A inteligência coletiva pressupõe que todos contribuem com a construção do conhecimento.
  • A cultura participativa contrasta com a passividade.
  • A convergência é um fenômeno impulsionado pelo uso da Internet no qual uma ideia ou informação é disseminada por meio de diferentes mídias.
Claramente a rede global de computadores cresceu exponencialmente deste o seu lançamento, conforme podemos perceber também nas músicas de Gilberto Gil. A interatividade e a infinidade de aplicativos e aplicações que a internet nos possibilitou e nos permite hoje facilitam muito nosso dia a dia. A grande quantidade de informações, porém, pode ser nociva se não for utilizada com consciência. Muitas vezes o copiar e colar, ou um simples repasse de informação pode ser irremediável.

Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir da internet, através da comunicação virtual. Na educação também, por meio de múltiplas linguagens, múltiplos canais de comunicação e em temporalidades distintas. Pais, alunos e professores estão conectados.

Para Levy, cibercultura é um movimento que oferece novas formas de comunicação, o que chama a atenção de milhares de pessoas pelo mundo.O autor concentra sua análise nas questões culturais e deixa de fora as questões econômicas e industriais. Contudo, não descarta as relações da globalização econômica. Por fim, enfatiza que é necessário navegar neste mundo de radicais transformações.

Fabricio Bizotto

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos por Flavio Trauer


Desde 2016 atuo como professor em escolas técnicas da rede estadual de ensino e atualmente leciono Administração e Marketing para os cursos técnicos de Transações Imobiliárias, Hospedagem e Administração no Cedup Dr. Jorge Lacerda de Florianópolis.
A disciplina elencada para prospectar nos MOOCs foi Marketing Digital.

MOOCs pesquisados:

MOOC
Curso
Objetivo
Conteúdo
Marketing Digital
Aprenda a desenvolver a estratégia de marketing digital para a sua empresa ou startup, nesse curso você irá aprender sobre os principais pontos do Marketing como ROI, SEO, SEM, Testes AB e como gerenciar o funil de conversão e também como usar plataformas como Google adwords e Analytics, Facebook Ads e Email Marketing.
Diferença entre o marketing tradicional Importância do ROI
Como calcular o ROI
Introdução a funil
Google Analytics
Google Adwords
Tipos de canais
Como funciona SEM
Como funciona SEO
Como funciona Facebook Ads
Como funciona Email Marketing Configurando e planejando campanhas Testes AB
Como escolher sua estratégia
Metrificação e iteração
Marketing Digital (5ª Edição)
Se você decidir dar o passo para entrar no mundo do Marketing Digital, você aprenderá as principais estratégias do marketing digital, como projetar seu site para que você possa alcançar seus objetivos, como torná-lo mais dinâmico nas redes sociais ou atrair tráfego através do posicionamento nos mecanismos de busca. , bem como as diferentes estratégias de publicidade que existem atualmente. Aproveite a oportunidade!
Módulo 0: Apresentação
Módulo 1: Aterrizando na Internet
Módulo 2: Fundamentos do plano de marketing digital
Módulo 3: Minha plataforma de venda
Módulo 4: As redes sociais e o marketing de conteúdo
Módulo 5: Que não pare o tráfico!
Módulo 6: Ferramentas de medição, automação e monitoração.
Marketing Digital
Torne-se mais comercializável e coloque sua carreira em alta velocidade com um Certificado Profissional em Marketing Digital da Wharton. Aprenda as principais habilidades de marketing mais demandadas atualmente: marketing omni-channel, análise de marketing, estratégia e análise de mídia social e abordagens centradas no cliente orientadas a dados para a retenção de clientes.
Como alavancar novos modelos de negócios e e-commerce para aumentar a lucratividade.
Novas técnicas em pesquisa de mercado, incluindo análise de regressão, análise conjunta e análise de mídia social.
Como gerar mais boca a boca e aproveitar o poder das mídias sociais para obter seus produtos, ideias e mensagens.
Como decidir em quais experiências iniciais sua empresa deve investir para atingir a centralidade do cliente.
Como escolher métricas para avaliar e orientar esforços contínuos centrados no cliente.
Marketing Digital
Não encontramos nenhum curso com esse título.

Fundamentos de Marketing Digital com Projetos ao Vivo
O curso tem como objetivo introduzir conceitos de marketing digital e fornecer uma visão geral sistemática de todos os canais e componentes do marketing digital. O marketing digital é parte integrante de qualquer processo de marketing. Por si só é completamente especializado e extremamente vasto.
O que é Marketing Digital?
Canais de Marketing Digital.
Componentes de Marketing Digital.
Trabalhando na estratégia de marketing digital.
Medição do ROI em Marketing Digital.
Resumo do Curso
(*) Pesquisa feita usando os critérios Marketing Digital, Iniciante e Gratuíto